Voar na Tasmânia com ventos de 100 km/hora

22 Ago, 2013 | Windsurf

Não são apenas os cientistas e os apaixonados pelos fenómenos naturais que perseguem as tempestades. Há também no desporto um caso paradigmático – o Red Bull Storm Chase. Trata-se de uma original competição internacional de windsurf (vertente funboard) que tem por objetivo encontrar o rei da tempestade – estando em causa condições verdadeiramente extremas de ventos nunca inferiores a 100 Km por hora, ondas de 10 a 14 metros e no mínimo um nível 10 na escala de Beaufort!

Com uma vasta equipa a estudar permanentemente as condições meteorológicas em pontos-chave do planeta, a ordem para avançar podia surgir a qualquer momento. A primeira missão aconteceu em janeiro passado na costa irlandesa, junto à península de Dingels. Decorram largos meses até à próxima chamada, que levou no último fim-de-semana alguns dos melhores especialistas mundiais de ondas gigantes a viajar até à Tasmânia.

No local, um júri de especialistas avaliou a qualidade dos saltos nas ondas, tendo em conta a sua perfeição e a altura alcançada. No fim, ficaram apurados os quatro atletas que vão continuar em competição no Red Bull Storm Chase: o francês Thomas Traversa, os alemães Dany Bruch e Leon Jamaer e o brasileiro Marcilio Browne. Estes são os derradeiros eleitos e candidatos ao título de “rei da tempestade” – que será decidido durante a terceira e última missão, a realizar até ao final do ano.

Atletas apurados para a Missão 3: Marcilio Browne (Brasil) Daniel Bruch (Alemanha) Leon Jamaer (Alemanha) Thomas Traversa (França)

Localizações Red Bull Storm Chase (só 3 são escolhidas): Bretanha, França Costa Sudoeste da Islândia Costa Noroeste da Irlanda Omaezaki, no sueste do Japão Costa de la Muerta na Galiza, Espanha Costa Noroeste da Tasmânia Cabo Haterras, na Costa Leste dos Estados Unidos da América

 

{gallery}galerias/tasmania{/gallery}

 

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept