Reunidas as principais figuras destas competitivas classes e condições de vento bastante duras juntaram-se os ingredientes para uma jornada de vela de primeira água.
As condições climatéricas não foram as ideais tendo inclusivamente afastado alguns barcos da competição devido ao facto de se fazerem sentir exigentes condições de vento. No primeiro dia o vento ultrapassou os 30 nós o que não permitiu a realização de qualquer prova. No segundo dia o ventou abrandou um pouco e os 16 a 20 nós de intensidade mas com uma direção muito instável permitiu a realização de três regatas para a Classe 420 e duas regatas para a Classe Snipe ainda que com condições por vezes duras.
Na Classe Snipe a vitória foi clara para a dupla do Sport Clube do Porto constituída por Tiago Roquette e Tiago Morais que venceram as duas regatas do certame. Em segundo lugar ficaram os lisboetas Diogo Pereira e Gonçalo Ribeiro que obtiveram dois segundos lugares, seguidos da dupla também da Associação Naval de Lisboa, Hugo Rodrigues e Pedro Lito com um terceiro e um quarto lugar nas regatas realizadas.
Nos juniores de Snipe a vitória sorriu à dupla da Associação Naval de Lisboa Diogo e Francisco Pinto em sétimo lugar da geral.
Na Classe 420 sendo esta a ultima prova de apuramento ficaram desta forma decididas as seleções nacionais para os Campeonatos do Mundo Absoluto e da Europa Júnior que se vão realizar em Espanha e Inglaterra respetivamente. Neste contexto foi visível algumas “lutas” entre duplas mais interessadas em vencer ou garantir lugares do Ranking Nacional.
A vitória no Troféu MILANEZA da Classe 420 foi para a dupla do Sport Clube do Porto, Gonçalo Pinho e Miguel Hipólito seguidos da dupla barreirense João Gameiro e Gonçalo Ramos com a dupla do Yate Clube do Porto Manuel Cunha e José Cunha a fechar o pódio. Em femininos a vitória foi para Joana Azevedo e Marta Paquete do Sport Clube do Porto e em juniores a vitória foi para Frederico Lacerda e Miguel Matos Rosa do Clube Naval de Cascais.
O Ranking Nacional foi vencido pelos atuais campeões nacionais, a dupla do Clube de Vela Atlântico João Pestana e Tomás Marques.
QUADRO DE HONRA
CLASSE SNIPE
1º Tiago Roquette / Tiago Morais, SCPorto – 2 PONTOS 2
2º Diogo Pereira / Gonçalo Ribeiro, ANLisboa – 4 PONTOS
3º Hugo Rodrigues / Pedro Lito, ANLisboa – 7 PONTOS
CLASSE 420
1º Gonçalo Pinho / Miguel Hipólito, SCPorto – 7 PONTOS
2º João Gameiro / Gonçalo Ramos, CVBarreiro – 11 PONTOS
3º Manuel Cunha / José Cunha, YCPorto – 13 PONTOS