Vasco foi o primeiro a entrar na água e bateu o norte-americano Jake Marshall, depois de somar 10,54 pontos contra 7,50 no heat 2 dos quartos-de-final. Frederico Morais respondeu da mesma forma no heat 3, onde venceu o francês Tristan Guilbaud, com 15,10 pontos contra 12,23 do rival.
Nas meias-finais, Vasco teve pela frente o norte-americano e ex-top do WCT Nat Young e após um duelo «muito equilibrado», o português ficou a 1,57 pontos de chegar à final. Young, que uma hora mais tarde sagrar-se-ia campeão do evento marroquino, somou 15,90 pontos contra 14,33.
No heat seguinte foi a vez de Kikas tentar alcançar a final do evento marroquino, tendo pela frente o peruano Alonso Correa. Após um início equilibrado, foi já na parte final que Correa fez a balança cair para o seu lado, graças a uma onda quase perfeita, que conseguiu 9,60 pontos. Frederico até conseguiu um score forte, de 16,30 pontos, mas insuficiente para superar os 18,33 do surfista sul-americano.
Além das prestações de Vasco e Kikas, destaque ainda para o 37.º posto final de Pedro Henrique, Guilherme Fonseca e Pedro Coelho, para o 73.º posto de Diogo Martins, Miguel Blanco e Afonso Antunes. Todos os outros portugueses em prova caíram na ronda inaugural.
Após este novo campeonato que contou simultaneamente para o ranking europeu e africano da WSL, o circuito WQS vai continuar com várias provas nos próximos dias, com destaque para o QS1500 masculino e feminino que se disputará em Tenerife, nas Canárias, de 3 a 9 de Fevereiro, e que contará com a presença de dezenas de surfistas portugueses.