As regatas vão disputar-se ao largo de Leixões e as previsões apontam para vento do quadrante norte a soprar forte no sábado e com intensidade média no domingo. Estas condições vão uma vez mais proporcionar imagens de grande espetacularidade e muita emoção na água.
Para ambas as classes esta vai ser prova de apuramento nacional e o facto de definir as seleções nacionais para os campeonatos da Europa e do Mundo contará com todos os “pesos pesados” de cada uma das Classes.
Na classe Snipe vários pretendentes ao “ceptro” com Miguel Guimarães e David Abecassis, do Clube Naval da Horta e atuais líderes do ranking nacional a parecer levar alguma vantagem sobre o campeão nacional 2012 Tiago Roquette. Esta Classe, normalmente muito competitiva, deixa sempre uma porta aberta a vários outros pretendentes como Miguel Graça, Luis Pessanha, Luis Cadeco, Filipe Talone, António Vianez, Pedro Barreto e Pedro Pires de Lima, sempre à espreita de uma oportunidade de vencer as provas nacionais. Seguramente vamos ter mais uma jornada muito animada nesta Classe.
Na Classe 420 os grandes favoritos são a dupla do Clube de Vela Atlântico, que recentemente se sagrou campeã nacional absoluta e é atual líder do ranking nacional João Pestana e Tomás Marques mas como também habitual na Classe 420 alguns outros favoritos ficam sempre à espreita de uma oportunidade, como o Gonçalo Pinho do Sport, o Manuel Cunha do Yate Clube do Porto. Uma palavra a dizer ainda para a nova geração de velejadores desta classe com o Diogo Pereira, Frederico Lacerda e o João Prieto de Cascais e ainda o Diogo Costa do Vela Atlântico como os principais favoritos na categoria júnior mas sempre a tentar vencer os mais velhos e a categoria absoluta.
Foto credits: Neuza Aires Pereira