Trilogia Peniche Paddle Series

4 Set, 2013 | Surf

Dia 31 de Agosto realizou-se no Fosso da Muralha, situado no coração de Peniche e na zona nobre de turismo da cidade, o Peniche SUP Racing, 3ª etapa do circuito nacional de SUP Race, num dia fantástico, com a presença de muito público.
Estiveram em competição dezassete atletas, três dos quais de nacionalidade estrangeira, um canadiano, um inglês e um sul-africano e uma atleta feminina, Rira Frade, atleta do clube local.
De manhã realizou-se o Sprint Race – Prova de 200m com mangas de 2 atletas cada, em formato de eliminatórias até apurar os finalistas, onde os atletas competiram com pranchas iguais de race da RRD, gentilmente cedidas
pela 3House e que permitiram aos atletas competir em condições de igualdade, situação inédita em Portugal.
Rui Pedro Meira consagrou-se vencedor, com um tempo recorde de 1m13s, tendo sido muito consistente ao longo de todo o evento (1m17s no round 1, 1m15s nos quartos e meia final), tendo José Cirilo ficado em segundo com um tempo de 1m20s, abaixo dos 1m15s obtidos no round 1, do 1m18s nos quartos e 1m16s nas meias-finais.
Depois de um intervalo para almoço, oferecido pela organização aos atletas e staff técnico, realizou-se o Race Técnico – prova de 5200m de extensão, com várias boias que os atletas tiveram de contornar.
Todos os atletas participaram na prova em simultâneo, tendo-se apurando o resultado final por classes em função dos tempos realizados. Rui Meira, de 52 anos, com uma prancha de 14’, sagrou-se o grande vencedor desta prova, com um tempo de 38m38s, muito abaixo do tempo inicialmente previsto pela organização para o trajeto.
João Maya, atleta e dirigente do PPSC – Peniche Surf Clube, com prancha de 14’, chegou à meta muito próximo do vencedor. A completar o podium ficou mais um atleta do clube local, Bruno Grandela, com uma prancha de 12’.6’’.
A categoria All Around (pranchas de tamanho diferente de 14’ e 12’.6’’), foi totalmente dominada pelo atletas estrangeiros presentes, sendo que Martin Hayes (Inglaterra) foi o grande vencedor, Andy Dressler (Canada) segundo
classificado e Sebastian Wolff (África do Sul) o terceiro classificado.
Dia 01 de Setembro, os atletas rumaram até à ilha da Berlenga, Reserva Mundial da Biosfera da Unesco desde 2011, para um desafio extraordinário e muito exigente, o Berlenga Ocean Challenge, 4ª etapa do circuito nacional de SUP Downwind.
No total participaram trinta e um atletas (em 2012 participaram 17), que além dos atletas nacionais, contou com a participação de atletas provenientes doCanadá, África do Sul, Inglaterra e Alemanha, bem como de atletas em kayaks
e um atleta, Nuno Zarro, a remar num longboard.
Os atletas foram transportados pela organização na embarcação Cabo Avelar
Pessoa até à ilha da Berlenga, debaixo de um nevoeiro intenso.O início da prova estava programada para as 11h15m, mas, por razões de segurança, a organização aguardou por condições favoráveis e deu início à prova perto das 13h, junto ao forte S. João Baptista. A ondulação fraca e vento fraco anteviam tempos superiores aos realizados em 2012.
Mesmo em condições difíceis, Rui Meira, 52 anos e 6º classificado em 2012, liderou a prova desde o início e repetiu o triunfo do dia anterior no race técnico, tendo chegado à praia do Molhe Leste, em Peniche, após 15,2km, com um
tempo surpreendente de 2h00m36s. Ultrapassou este desafio com uma prancha de 14’.
O segundo e terceiro classificados disputaram as suas posições até à meta, instalada no areal a trinta metros da linha de água e para a qual os atletas tinha de correr com o remo na mão, com uma diferença de apenas 30s. Neil Vasa (3º em 2012) foi segundo com 02h01m20s e Joe Joseph (Inglaterra, 5º em 2012) foi terceiro com um tempo de 02h01m50s, ambos com pranchas de 12’.6’’.
O vice-campeão de 2012, Rui Pedro Meira, que no dia anterior foi primeiro classificado em sprint e que é filho do vencedor deste evento, ficou no quarto lugar com um tempo de 02h03m58s.
Filipe Anjos (atleta e dirigente do PPSC – Peniche Surf Clube), Martin Hayes (Inglaterra) e Sebastian Wolff (África do Sul), 9º, 10º e 11º da geral, foram os três primeiros classificados na categoria All Around (pranchas de tamanho diferente de 14’ e 12’.6’’). O último atleta completou a prova com um brilhante tempo de 03h17m08s.
A segurança desta prova foi assegurada por quatro barcos que acompanharam os atletas. Um barco dos Bombeiros Voluntários de Peniche, um do IPL – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, um barco da Rip Curl e o Batmobile, um semirrígido de 10m contratado pela organização, onde se encontrava a direção de prova, meios de comunicação social e representantes do patrocinador do evento, a empresa SET).
Mais uma edição desta travessia a comprovar que se trata de um desafio extraordinário e muito exigente, física e psicologicamente.
No próximo fim de semana a 7 e/ou 8, realizar-se-á a 5ª etapa do Circuito Nacional de SUP Wave da FPS, em praia a anunciar até quinta-feira, o Peniche SUP Surfing.
Rui Meira (1º), Rui Pedro Meira (2º) e Bruno Grandela (3º), lideram a classificação geral da trilogia Peniche Paddle Series powered by SET, com 2.500, 2.400 e 2.070 pontos respetivamente.
Aguarda-se com expectativa o grande vencedor da trilogia, após os resultados do Peniche SUP Surfing, que receberá como prémio a aguarela original pintada pelo artista plástico Alexandre Antunes, que esteve na origem do cartaz do evento, um voucher de 4 noites oferecido pelo Hotel Marriott – Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, que acumula com a premiação de cada um dos eventos.
Estão em jogo 1.000 euros em premiação (SET e RRD), vouchers para o Hotel Marriott do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, fatos Rip Curl, tops da Janga, entre outros.
De destacar que as senhoras terão também prémios exclusivos oferecidos pela Hottie.

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept