Depois de ter vencido facilmente o team italiano Luna Rosa, com sete vitórias em oito regatas, na final da Louis Vuitton Cupa, que se disputou durante o mês de Agosto, o Emirates Team New Zealand, apresentou-se em San Francisco, nos USA como um desafiante de respeito do Team Oracle, o defensor caseiro da 34ª America’s Cup.
E assim parecia, pois logo que as regatas começaram o Team New Zealand venceu seis das primeiras sete disputadas.
E isto ía ao encontro do que muitos pensavam, que a vitória do Oracle era muito improvbável
Só a partir da oitava regata os americanos acertaram na resposta, e até ao final só permitiram que os new-zelandeses vencessem duas.
Na última regata, a 19ª, o skipper e timoneiro Jimmy Spithill orientou a equipe do Oracle, passado o Emirates Team New Zealand para o vencer por 39 segundos, e ganhar o troféu da Copa América. Esta foi a oitava vitória consecutiva do Oracle e onze no total. Uma semana antes, a pontuação era de 8-1 a favor do Team New Zealand .
Spithill e o Oracle terminaram com uma pontuação final de 11-8
” Havia uma enorme energia e um espirito de nunca desistir e uma alta atitude durante toda regata”, disse Spithill no final.
Esta vitória é a segunda na America’s Cup para o Oracle, tendo também conquistado o troféu em Valência, em Espanha , em fevereiro de 2010, na 33 ª edição do evento.