Durante a Feira Internacional da Indústria Marítima SMM, que decorre de 3 a 6 de setembro em Hamburgo, a Scania revelou o seu mais recente avanço tecnológico: o motor marítimo DI13 de 13 litros, desenvolvido tanto para propulsão como para uso auxiliar. Este motor é o mais avançado da marca, destacando-se pelos elevados padrões de desempenho, fiabilidade e eficiência.
O novo motor DI13 oferece uma fiabilidade excecional, combinada com melhorias significativas no desempenho e uma notável redução nas emissões. “Este é o nosso motor marítimo mais avançado até agora, proporcionando uma melhor economia operacional e promovendo a sustentabilidade no mar”, afirmou Fredrik Järild, Responsável de Soluções de Energia para Venda da Scania. “Estamos empenhados em satisfazer as necessidades dos nossos clientes, ao mesmo tempo que causamos um impacto positivo em termos de eficiência de combustível e desempenho do produto, mesmo nas operações mais exigentes.”
Com uma eficiência de combustível melhorada, o motor de 13 litros da Scania representa uma redução importante nas emissões de CO2, sendo a opção mais eficiente da empresa na sua categoria. Comparado com a geração anterior de motores para a mesma potência, este novo modelo pode alcançar uma melhoria máxima de até 8% no consumo de combustível, traduzindo-se numa poupança potencial de até 6,7 litros de gasóleo por hora de operação a plena carga.
Além do aumento da potência máxima e da capacidade para enfrentar tarefas exigentes, o motor está também preparado para utilizações leves, médias ou híbridas, mostrando-se versátil para uma ampla gama de aplicações. O DI13 cumpre as normas de emissões Tier 3 da Organização Marítima Internacional (OMI) e é compatível com misturas de biodiesel e combustíveis HVO, reforçando o compromisso da Scania com a sustentabilidade.
Este novo motor baseia-se no Scania Super, que conquistou reconhecimento internacional, incluindo os prémios “Camião Verde” e “Gasóleo do Ano” em 2023. A longa experiência da Scania no setor marítimo, aliada à colaboração estreita com uma vasta gama de clientes, resultou num produto especialmente adaptado às aplicações marítimas, pronto para enfrentar a transição energética. “Após o sucesso da nova plataforma para camiões, autocarros e aplicações industriais, é o momento de expandir a nossa oferta para as indústrias marítimas”, acrescentou Järild.
A Scania continua a expandir o seu portefólio de soluções, incluindo alternativas elétricas, demonstrando o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor marítimo.
Detalhes: O novo motor de propulsão marítima de 13 litros da Scania oferece uma gama de potências entre 257-772 kW (350-1050 CV) e uma gama auxiliar de 301-553 kW, conforme as classificações de serviço, normas de emissão e velocidade nominal.