Este salão náutico em Barcelona, que se realiza há 52 anos, teve sempre uma grande participação de visitantes portugueses, por ser um dos maiores da Europa e porque muitos dos estaleiros espanhóis abastecem o mercado português.
Também houve alguns estaleiros nacionais que apostaram em penetrar no mercado em Espanha, através da participação no Salão de Barcelona. Um deles, a San Remo, até já foi referenciado pela organização, por ir apresentar uma embarcação inovadora, com motorização eléctrica e fora de borda a 4 tempos, o modelo San Remo 860 Blue Sky.
No Salão de Barcelona, este ano, a resposta da maioria dos estaleiros e dos fabricantes de equipamentos à crise, é a apresentação de novos barcos e novos produtos, num sinal que fomenta um espírito de esperança no mercado náutico.
A Touron, mais uma vez, apresenta um vasto lote de novidades das marcas que representa e vende em Portugal. São vários os novos modelos de embarcações Quicksilver e da Valiant que estarão em exposição
A Jeanneau, representada em Portugal pela Nautiser-Centro Náutico, apresentará novos Merry Fisher Marlin, dois novos Cap Camarat 5.5, e novos modelos de cruzeiro.
No que respeita à vela, em Barcelona estão sempre representados os principais estaleiros europeus e por isso, empresas nacionais que os representam em Portugal, estão também habitualmente a receber lá os seus clientes. A Beneteau, tem o Francisco Ramada, a Hanse a Algarvesail, e os Lagoon a Siroco Yacht.