Com todas as categorias a entrarem hoje para a água, as selecções tiveram um dia atribulado, embora facilitado a partir de meio do dia, com o tempo a abrir e as ondas a melhorarem substancialmente.
A prova de longboard é a que está mais avançada neste momento, uma vez que os atletas desta categoria têm de sair dos Açores na quarta-feira, para poderem competir no mundial de longboard da ISA, que se realiza no Peru, a partir de sexta.
Assim, restam apenas a final da repescagem e a grande final por realizar, onde se encontram já os dois principais candidatos ao título – o francês Remi Arauzo e o inglês das Ilhas do Canal Ben Skinner.
Nesta categoria, a selecção portuguesa perdeu definitivamente os seus dois atletas, o campeão nacional Ruben Silva e o actual líder do ranking, Luís Esteves, vítimas dos surpreendentes atletas espanhóis, marroquinos e italianos. Ruben e Luís ficaram assim em 9º lugar nesta prova, não deixando de amealhar 1000 pontos para a equipa portuguesa.
Entre os restantes surfistas da equipa portuguesa, na categoria de Surf Open, onde participam João Guedes, José Ferreira, Marlon Lipke e Filipe Jervis, todos se mantêm no quadro principal, assim como Hugo Pinheiro no Bodyboard Open, Ruben Gonzalez no Surf Sénior e Rodrigo Herédia no Surf Master.
Herédia, que hoje competiu pela primeira neste Eurosurf e venceu a sua bateria, foi o primeiro surfista português a conquistar o título de Surf Open numa prova destas, ajudando a selecção nacional a conquistar também o seu primeiro título colectivo, em 1997, na Irlanda. Tem aqui, nos Açores, a oportunidade de conquistar o seu segundo título, sucedendo, nesse caso, ao seu colega da equipa de 1997 Paulo Rodrigues, o campeão de Surf Master há dois anos.
Também em prova, embora nas repescagens, estão agora Catarina Sousa e Manuel Centeno, em Bodyboard Senhoras e Bodyboard Open, respectivamente, bem como Maria Abecasis e Ana Sarmento no Surf Senhoras.
O destaque do dia vai para o bodyboarder francês Yoan Florantin que, na segunda fase das repescagens, fez a primeira onda de 10 pontos da prova (uma esquerda intermédia onde aplicou um grande backflip e dois rollos encadeados), assim como a maior pontuação total até agora – 17 pontos em 20 possíveis.
Entre as selecções, França lidera a classificação geral provisória, com Espanha e a surpreendente selecção de Marrocos empatadas em segundo lugar, Portugal num próximo quarto posto e Inglaterra em quinto.
O Eurosurf 2013 regressa amanhã, novamente pelas 9h, para o terceiro dia de prova, com as repescagens de todas as categorias em acção. O ponto alto do dia acontecerá por volta das 14h30m, com a final de longboard e a consagração do primeiro campeão europeu desta prova.
FOTOS: Tiago Segurado
{gallery}galerias/azores1{/gallery}