Sob a égide do pioneiro da governação internacional do Oceano, Professor Mário Ruivo, o Prémio galardoa anualmente filmes sobre a importância do oceano, reconhecendo o mérito e a qualidade dos participantes na respectiva produção e o seu potencial impacto.
Nesta 3ª edição do Prémio Mário Ruivo, e sob o tema “O Oceano e o Bem-estar Humano!”, são 4 as categorias a concurso:
Na categoria “Mensagem”, será galardoado o filme que melhor transmita a importância do oceano para a humanidade, a sustentabilidade e o equilíbrio global. Esta categoria visa destacar obras que consigam transmitir uma mensagem clara sobre a relevância dos oceanos para a sociedade.
Na categoria “Criatividade”, será galardoado o filme que se destaque ao nível de conceito criativo e técnicas de realização e produção utilizadas. Esta categoria tem como objectivo premiar obras que apresentem abordagens inovadoras e criativas na representação do oceano.
Na categoria “Cultura científica”, será galardoado o filme que melhor transmita a importância da ciência do oceano para o benefício da sociedade e ambiente. Esta categoria reconhece a importância de filmes que divulguem o conhecimento científico relacionado com o oceano e seus ecossistemas.
Na categoria “Futuro”, será galardoado o filme apresentado pela candidatura com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos e que tenha a melhor avaliação combinando a mensagem e a criatividade. Esta categoria é destinada aos jovens cineastas em ascensão e visa incentivar a participação dos mais jovens na temática oceânica.
Em cada categoria, o Prémio corresponde à atribuição do montante de 2.000 euros à candidatura vencedora, proporcionando um incentivo financeiro para a produção de futuros filmes relacionados com o oceano.
O Prémio Mário Ruivo é uma organização conjunta dos Ministérios da Economia e do Mar (MEM); da Cultura (MCultura); da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES); da Educação (MEdu); e do Ambiente e da Acção Climática (MAAC).