A 14.ª edição da Sea Tech Week terá início na próxima semana, entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024, em Brest, França. Este evento internacional, dedicado à ciência e tecnologia marinha, colocará no centro das atenções a cooperação europeia em projetos inovadores que promovem a transição verde para o transporte marítimo, com uma presença significativa de Portugal.
Colaboração entre Portugal e França
Dois projetos europeus, que envolvem diretamente instituições portuguesas, estarão em destaque na Sea Tech Week. O projeto SaferSEA, com a participação do Parque Científico e Tecnológico da Universidade do Porto e da Tecnopólo de Sines, será uma das principais atrações. Este projeto tem como objetivo tornar o setor marítimo mais seguro e sustentável, e será apresentado em conjunto com o Technopôle Brest-Iroise, de França, e outros parceiros europeus. O foco será nos últimos avanços tecnológicos que apoiam a transição verde da fachada atlântica.
Outro projeto relevante é o SMARTDEC, que inclui a participação da Universidade de Aveiro e do Fórum Oceano, unindo esforços de 8 parceiros de Portugal, França, Irlanda e Espanha. Este projeto procura harmonizar estratégias para a descarbonização do transporte marítimo e reduzir a poluição marítima, uma prioridade no combate às alterações climáticas. A presença portuguesa reflete o papel de liderança do país na promoção de soluções sustentáveis para o Atlântico. O Pôle Mer Bretagne Atlantique, que lidera o projeto, também terá um stand durante a Sea Tech Week.
A proteção do ambiente marítimo em destaque
A proteção do ambiente marítimo será um dos três grandes temas da Sea Tech Week, juntamente com a segurança e proteção marítimas. A sessão de alto nível de quarta-feira, 16 de outubro, será dedicada aos desafios ambientais, como a poluição dos oceanos e a sua preservação. Entre os painelistas de renome, o Sr. Hébert, Chefe da Unidade de Sustentabilidade no Departamento de Sustentabilidade e Assistência Técnica da Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), com sede em Lisboa, será um dos oradores.
O projeto SMARTDEC será também apresentado num workshop que detalha a estratégia comum de descarbonização para a Europa. Outros workshops de interesse para os participantes portugueses incluem o uso de drones para observação marítima e cabos de telecomunicações submarinos, áreas onde Portugal está na vanguarda.
Sea Tech Week: Plataforma internacional de inovação
Organizado pelo Technopôle Brest-Iroise através do Campus Mondial de la Mer, a principal comunidade francesa de especialistas no oceano. Este evento é apoiado por Brest Métropole, pela Região da Bretanha e pela UE (FEDER). O Technopôle Brest-Iroise organiza a Sea Tech Week como parte do Campus Mondial de la Mer. Localizado na ponta da Bretanha, o Campus é a principal comunidade francesa de especialistas que estudam e trabalham com o oceano. Este evento é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Conselho Regional da Bretanha e Brest Métropole. Também é oficialmente reconhecido como parte da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. A Sea Tech Week é organizada em parceria com a Comissão Europeia., sob o patrocínio do Parlamento Europeu e do Secretariado-Geral do Mar SGmer.
Trata-se de um evento de referência para o setor marítimo e científico, atraindo mais de mil especialistas de várias disciplinas relacionadas com os oceanos. Para além das palestras e workshops, o evento oferece uma feira profissional e oportunidades de networking B2B, consolidando-se como uma plataforma crucial para a inovação e cooperação no setor marítimo.
A participação de Portugal neste evento reforça o seu papel na promoção de soluções inovadoras para um futuro marítimo mais sustentável, evidenciando a importância da cooperação europeia na proteção dos oceanos e no avanço tecnológico do setor.
Foto: ©Julien Creff