MSC World Europa acelera a viagem da MSC cruzeiros em direção às emissões zero

24 Mai, 2022 | Outros

A MSC Cruzeiros divulgou esta semana informações sobre as credenciais ambientais do navio, incluindo células de combustível de óxido sólido, um sistema de redução catalítica seletiva e uma maior capacidade de energia terra-navio. Será também o maior navio de cruzeiro do mundo movido a LNG quando for lançado ainda este ano.
O MSC World Europa será o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo do mundo a dispor da nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) alimentada por gás natural liquefeito (LNG) desenvolvido pela MSC Cruzeiros, Chantiers de l´Atlantique e Bloom Energy. O navio incluirá um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que gerará energia auxiliar para fornecer ganhos de eficiência e reduções significativas de emissões de CO2 em comparação com os motores tradicionais de combustão interna. Será um teste para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de células de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos e oferece um potencial para permitir soluções de propulsão híbrida no futuro.
Comparado aos combustíveis padrão, o LNG praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de enxofre, óxidos de nitrogénio e partículas finas, e atinge uma redução de C02 de até 25%. O LNG também permitirá o desenvolvimento de combustíveis e soluções de baixo teor de carbono, como hidrogénio verde, bio-LNG e células de combustível. Os combustíveis marítimos tradicionais não podem apoiar essas soluções futuras.
O MSC World Europa possui um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que reduz as emissões de NOx em 90% quando o LNG não está disponível e o navio tem de operar com gasóleo marítimo. Como o combustível LNG atinge uma redução semelhante, o MSC World Europa cumprirá sempre as normas de emissões de NOx de nível III da Organização Marítima Internacional (IMO). Para além disso, a conectividade de energia terra-navio permite que o MSC World Europa minimize a utilização de motores nos portos onde a infraestrutura necessária está disponível.
Tal como acontece com todos os novos navios da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa também apresenta a mais recente tecnologia de tratamento de águas residuais, em conformidade com a Resolução MEPC 227(64) da IMO, totalmente alinhada com os requisitos regulamentares mais rigorosos do mundo – a chamada ‘Norma Báltica’. O navio inclui um sistema avançado de tratamento de águas de lastro que impede a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descargas em águas de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Águas de Lastro da IMO.
O MSC World Europa incorpora uma ampla gama de equipamentos para otimizar a utilização de energia em todo o navio. Estes incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio em todo o navio. O navio utiliza iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de poupança de energia. Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi concebido com um formato de casco inovador para minimizar a resistência através da água. Ele também será equipado com sistemas automáticos de recolha de dados para monitoração remota de energia e análise avançada, permitindo suporte em energia em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.
Esses avanços de eficiência e o uso de LNG permitirão um desempenho operacional muito superior ao dos critérios de conceção energética exigidos pela OMI para os novos navios. O MSC World Europa foi concebido para ter um desempenho 47% melhor do que o exigido Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI).
O casco e a casa de máquinas do MSC World Europa foram concebidos para minimizar o impacto acústico submarino, reduzindo o potencial impacto sobre os mamíferos marinhos nas águas circundantes.
A MSC Cruzeiros tem três encomendas de navios movidos a LNG, para entrega entre 2022 e 2025, representando um investimento de mais de 3 mil milhões de euros. O MSC World Europa será seguido pelo MSC Euribia, que também está atualmente em construção em Saint Nazaire e deve entrar em serviço em 2023. A construção do terceiro navio deve começar no inicio de 2023.

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