Em abril de 1922 foi fundado o Instituto Takata para a Investigação e Desenvolvimento de Motores, Instituto que viria a ser o precursor da Tohatsu.
Em 1927, foi produzido o primeiro veículo motorizado destinado a caminhos-de-ferro, o MF-70ª. Nesta altura, uma nova fábrica foi construída em Shimura-cho (atualmente Azusawa). A empresa foi então rebatizada como Tokyo Hatsudoki em 1939, e conseguiu desenvolver a primeira bomba portátil para combate a incêndios do Japão.
Um dos principais produtos em 1953, foi então uma bicicleta assistida por motor, e em seguida, expandiu os seus negócios através do desenvolvimento de Motos.
A partir de 1955, a empresa assistiu a um crescimento rápido tornando-se líder na produção de motos e bombas de incêndio. No ano seguinte, em 1956, a empresa desenvolveu e produziu o primeiro motor fora-de-borda Japonês, o “OB-1”. Em 1972, Tóquio Hatsudoki foi renomeada para Tohatsu Corporation, nome que actualmente ainda conserva.
Em 1988 a Tohatsu Marine Corporation foi estabelecida, como uma Joint-Venture entre a Tohatsu e a Brunswick, sendo a sua fábrica realocada em Komagane em 2005 para que conseguisse aumentar a sua produção tendo em vista o seu negócio global.
Desde 1956 os Motores Tohatsu têm tido um enorme sucesso em todo o mundo através da produção e fornecimento de produtos reconhecidamente fiáveis na área de motores fora de borda a 4 tempos, 2 tempos e 2 tempos de injeção procurando sempre aumentar a qualidade e inovação dos motores que desenvolve.
A Produção
A Tohatsu tem a maior fábrica de motores fora de borda do Mundo, 100% fabrico Japonês com elevada qualidade e fiabilidade
Em 2003, o volume de produção anual de Motores fora-de-borda produzidos pela Tohatsu Marine Corporation (TMC ), Tinha atingiu 115.785 unidades . Desde então, a Tohatsu decidiu estabelecer e mudar o local da fábrica em Komagane. Para satisfazer o aumento de procura no mundo inteiro e para melhorar o negócio globalmente, a Tohatsu estabeleceu um novo plano de produção em 2005, equipando a sua nova fábrica com tecnologia de ultima geração. As novas linhas de montagem foram dimensionadas tendo em conta um objectivo de produção de 250.000 motores/ano, tornando-se esta fábrica na maior unidade de produção de motores do mundo.