A 3ª etapa da Matosinhos Surf School Cup 2024 que se realizou este Domingo sofreu uma alteração do local de prova para a praia do Aterro, em Matosinhos. Inicialmente prevista para decorrer na praia das Pedras do Corgo, a organização da etapa a cargo da AESP (Associação de Escolas de Surf de Portugal) analisou a atualização das condições do mar e decidiu efetuar esta alteração em prol de proporcionar as melhores ondas aos atletas.
Esta é a penúltima prova desta competição promovida pelo Município de Matosinhos e organizada pela AESP que vai na sua 2ª edição tendo a particularidade de realizar-se em diferentes praias do concelho de Matosinhos com um duplo objetivo em mente. Além da prática desportiva na natureza cuja competição decorre em baterias muito animadas, tendo sempre em conta os valores e a cultura do surf, funciona também como uma forma de promoção turística contribuindo direta e indiretamente para o desenvolvimento económico e social dos locais das provas.
Os intervenientes na competição, alunos das Escolas de Surf, treinadores e público, têm assim oportunidade de ficar a conhecer durante a Matosinhos Surf School Cup 2024 vários locais de surf com menor visibilidade na região, mas com boa qualidade de ondas. A ideia passa por, após surfarem nestas praias, poderem regressar noutras ocasiões para praticarem surf contribuindo positivamente para o desenvolvimento da economia local reforçando Matosinhos como um dos principais polos de surf e um destino turístico de eleição.
O formato de competição escolhido incentiva o espírito de equipa já que decorre como estafeta (tag-team), inspirado no utilizado na tradicional Aloha Cup, da International Surfing Association (ISA), fomentando também o convívio entre as Escolas de Surf participantes. Cada Escola estará representada por uma equipa de cinco elementos: um(a) Treinador(a) e quatro alunos(as).
As duas primeiras etapas da Matosinhos Surf School Cup 2024 que se realizaram em maio e junho nas praias do Cabo do Mundo e do Aterro, respetivamente, contaram com boas ondas e muita animação. A atual campeã do circuito, Penas Surf School, conquistou duas vitórias consecutivas estando, por isso, a liderar o ranking, seguida da Onda Pura em 2º lugar e a Surfing Life Club em 3º. A expectativa para esta 3ª etapa é que todas as Escolas irão procurar reagir para lutarem até ao fim pelo troféu de campeã.
A 4ª etapa decorre no dia 8 de Dezembro, na Praia da Agudela