Golfinhos, baleias e cachalotes são algumas das várias espécies de mamíferos marinhos sobre os quais as mais recentes investigações portuguesas vão estar em debate no EMMA 2019.
São esperados mais de 100 participantes neste encontro, que se realiza no auditório da FCiências.ID, no campus de Ciências ULisboa, no Campo Grande. Mais de duas dezenas de investigadores portugueses, de norte a sul do país, incluindo os Açores e a Madeira, vão apresentar os seus trabalhos nesta área.
«Este encontro será bastante importante para a comunidade científica portuguesa que faz investigação em mamíferos marinhos. Daqui poderá surgir um esforço de coesão e estabelecimentos de colaborações na área que ajudem a expandir o conhecimento sobre estes animais e o seu habitat», explica Ana Rita Amaral, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, em Ciências ULisboa, e membro da Comissão de Organização do EMMA 2019.
O turismo aliado à investigação em cetáceos, o papel da ciência-cidadã para conhecer e conservar os mamíferos marinhos, e planos de monitorização de diversas espécies de mamíferos marinhos e a sua ligação com áreas como as energias renováveis e a gestão de recursos pesqueiros são alguns dos temas do programa do EMMA 2019, que pretende também aproximar os estudantes dos centros de investigação e dos investigadores que trabalham nesta área.