barra-vela1.jpg

 

akzonobel

Veleiros VO65 partem para Lorient

vor hpA frota de veleiros VO65 deixou hoje a Doca de Pedrouços, em Algés, e dirige-se para Lorient (França), na 8ª etapa da maior regata à volta do mundo.
Aplaudidos por milhares de pessoas junto ao cais da Race Village, os velejadores protagonizaram o Desfile Oficial das tripulações e dirigiram-se aos barcos com família e amigos para darem início à penúltima e mais curta etapa da competição. Enquanto decorriam os últimos preparativos para a partida dos barcos, o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e a diretora do stopover de Lorient, Dominique Narbey, trocaram as bandeiras nacionais de Portugal e França, numa cerimónia de passagem do testemunho. 
Às 14h00, as sete equipas iniciaram a prova, percorrendo o rio Tejo até ao Terreiro do Paço, local onde inverteram o sentido rumo ao Atlântico, para seguirem até à próxima paragem. O rio encheu-se de centenas de barcos e amantes da vela que vieram acompanhar o início da regata e despedir-se dos velejadores da Volvo Ocean Race. De Algés à baixa de Lisboa, o público encheu as margens do rio Tejo para ver pela última vez as embarcações da maior regata à volta do mundo. 

 

Lomac