barra-vela1.jpg

 

akzonobel

The Ocean Race Europe: Mariana Lobato é a primeira mulher portuguesa a competir num VO65

1 mulherOs velejadores olímpicos portugueses Mariana Lobato, Bernardo Freitas e Frederico Melo, vão fazer parte da tripulação do barco VO65 “Racing for the Planet”, da equipa Mirpuri Foundation Racing Team, que participará naquela que será a edição inaugural da The Ocean Race Europe, agendada para o final da Primavera deste ano.
Para além do trio de portugueses, fazem parte desta equipa grandes nomes da vela internacional, como o Skipper francês Yoann Richomme, com uma larga experiência em regatas oceânicas, tendo vencido algumas das principais provas internacionais, como a Route de Rhum, em 2018, e duas vezes a Solitaire de Figaro, em 2019 e em 2016. Também a bordo estarão o australiano Jack Bouttell, vencedor da edição 2017-18 da Volvo Ocean Race, o navegador francês Nicolas Lunven, a inglesa Emily Nagel e o espanhol Willy Altadill, todos participantes da última edição desta regata, que deu a volta ao mundo. 
 
A grande novidade desta edição será a estreia de Mariana Lobato, a primeira mulher portuguesa a competir a bordo de um VO65. Mariana já representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, na classe Match Racing e em 2013 sagrou-se Campeã do Mundo na Coreia. Desde então tem vindo a conquistar mais medalhas a nível internacional, tornando-se uma velejadora de referência.
 
Já Frederico Melo, que se sagrou recentemente campeão da Europa da Classe Star, e Bernardo Freitas, vão representar pela segunda vez a Fundação Mirpuri na The Ocean Race. Ambos fizeram parte da equipa patrocinada pela Fundação, a “Turn the Tide on Plastic”, na edição 2017-18, tendo competido durante 8 meses na mais longa e dura regata à volta do mundo.
 
A equipa Mirpuri Foundation Racing Team conta ainda com António Fontes, Boat Captain responsável pela equipa de terra do barco “Racing for the Planet”, e que também participou na última edição da regata a bordo da equipa Scallywag.
 
Segundo o Skipper Yoann Richomme, “esta será uma equipa especial, Frederico é um velejador muito talentoso e experiente, com um nível altamente competitivo. O Bernardo tem também um elevado nível de experiência, e é muito conhecedor de táticas de regata, sendo por isso uma ótima escolha. Ambos têm sido uma inspiração para a próxima geração de velejadores portugueses e isso é muito gratificante para nós como equipa portuguesa. Por fim, a Mariana é uma velejadora de altíssimo nível. Estou impressionado com sua motivação e vontade de fazer parte de nossa equipa. Trabalhou muito para consolidar a sua experiência na vela offshore e estou muito feliz por tê-la a bordo.”

 

Lomac