barra-vela1.jpg

Vendée Globe (Dia 79): A menos de 400 milhas náuticas da meta

9 globeA menos de 24 horas até que o primeiro velejador solitário termine o Vendée Globe em Les Sables d'Olonne com chegada prevista para Quarta-feira à noite, os mais avançados e modernos programas meteorológicos para determinação de rotas, operados por algumas das mentes mais brilhantes das regatas oceânicas, não parecem concordar sobre quem será o vencedor da nona edição desta regata de circunavegação sem paragens verdadeiramente épica.
A margem de vitória parece reduzida a poucos minutos após 80 dias e 24.350 milhas de regata. Com cinco skippers a alimentarem realisticamente a esperança de vitória, a realidade é que qualquer um deles Charlie Dalin, Boris Herrmann, Louis Burton, Thomas Ruyant e Yannick Bestaven teve um desempenho merecedor de uma vitória final.
Ao longo de 80 dias e noites, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre ligados, eles envolveram milhões de espectadores, coisa nunca vista desde o lançamento da regata em 1989.
Cada um destes protagonistas - assim como os outros 20 ainda em prova - revelaram as suas personalidades dia a dia, oceano a oceano. A cada hora, o seu modus operandi, os seus pontos fortes e fracos.
Com menos de 400 milhas para terminar esta noite, Charlie Dalin (Apivia), 36, lidera com mais de 85 milhas de Boris Herrmann, de 39 anos (SeaExplorer-Yacht Club de Monaco) que se vai tornar o primeiro Alemão a terminar a regata. 
 
 
17h00 UTC
1. Charlie Dalin [Apivia] -> 382,57 milhas da meta
2. Boris Herrmann [SeaExplorer - Yacht Club de Monaco] -> 82,02 milhas da liderança
3. Louis Burton [Bureau Vallée 2] -> 123,19 milhas para o líder
4. Thomas Ruyant [LinkedOut] -> 229,93 milhas para o líder
5. Yannick Bestaven [Maître CoQ IV] -> 266,01 milhas para o líder