akzonobel

Campeonato Nacional Campofrio de Windsurf 2014

img windsurf hpDecorreu no fim de semana de 19 e 20 Julho em Lagos,  a primeira de duas etapas do campeonato Nacional de Windsurf CAMPOFRIO, na modalidade de Slalom.

A organização esteve a cargo do Clube de Vela de Lagos, e da Associação Portuguesa de Windsurf, com o Juíz Rui Raimundo na comissão de Regatas, e contou com a participação de 19 Atletas, com uma frota maioritariamente Portuguesa, e também com a participação de 2 convidados Espanhóis.

As condições meteorológicas estavam perfeitas para o windsurf, e devido ao calor que se fazia sentir, a praia estava repleta de veraneantes e turistas que presenciaram o evento com muito interesse pelo colorido das velas que cobriam a areia, e a grande velocidade das pranchas dentro de água.

No primeiro dia, o vento chegou pelas 17h com intensidade entre 13 e 15 nós mas com alguma irregularidade, e possibilitou a realização de uma regata completa, com a vitória do dia a ser atribuída ao atleta Martim Monteiro, seguido de muito perto pelos dois Espanhóis presentes, e também pelo atleta do Clube Naval de Portimão, Miguel Martinho, que após uma ausência de dois anos, regressou ao Slalom e mostrou estar com um nível muito competitivo, prometendo uma luta muito interessante para o segundo dia de prova.

No segundo dia de prova e tal como a previsão meteorológica indicava, o vento chegou bastante cedo, e pelas 15h já estava com uma intensidade entre 15 e 20 nós, valor que foi subindo com o decorrer do dia até aos 25 nós, surpreendendo muitos dos velejadores menos habituados às condições da Meia-Praia, forçando muitos deles a trocar de equipamento no decorrer da prova.
No campo desportivo o segundo dia de regatas foi marcado tal como esperado, por lutas muito interessantes pelos candidatos ao pódio, Martim Monteiro, Miguel Martinho, Fernando del Cerro, Alejandro Alcazar, e Francesco Orsi.
Martim Monteiro assegurou a vitória na maioria das eliminatórias e finais, mas sempre seguido de muito perto pelo Atleta do Clube Naval de Portimão Miguel Martinho.
Os atletas Espanhóis mostraram um nível de Windsurf muito alto, fruto da presença em provas internacionais e da competitividade do campeonato Espanhol.

No final Martim Monteiro(POR 13), sagrou-se vencedor da etapa, seguido de Fernando del Cerro (ESP 71) e Alejandro Alcazar (ESP 0).
Nota para a prestação de Francesco Orsi (ITA 117), e Miguel Martinho (POR 5), respectivamente 4º e 5º classificados , com uma pontuação muito próxima dos lugares do pódio, antevendo-se uma competição muito interessante na 2ª etapa deste campeonato, que se realiza em 9 e 10 de Agosto na Praia do Alvor em Portimão.

 

Lomac