barra surf

 

akzonobel

Eduardo Fernandes sem medo da concorrência na China Cup

eduardofernandes hpAos 25 anos, Eduardo Fernandes, nascido no Rio de Janeiro mas transplantado para as ondas portuguesas, em especial de Carcavelos, praia que chama de "sua", é um elemento que merece toda a confiança do seleccionador nacional José Braga.


Foi assim, com sucesso, no Eurosurf de 2011, na Irlanda, em que Portugal saiu campeão, e volta a sê-lo na China Cup, que começa esta sexta-feira, 25 e decorre até domingo, 27 em Hainan, na China.
"Edu" Fernandes antecipa o início desta prova da ISA que reune os oito melhores países do "ranking" de 2012 com entusiasmo e, ponto comum a todos os elementos da Selecção Nacional, sem qualquer pressão:
"Acho que as expectativas são as melhores. Levamos uma equipa muito boa, a onda parece interessante e, como oitava equipa convidada, não temos nada a perder e tudo a ganhar."
Para Eduardo Fernandes e os os outros elementos masculinos da Selecção, a China Cup serve também como bom "aquecimento" para o WQS que lhe sucede, de imediato, também na mesma onda, em Hainan. Edu agradece mas relativiza face ao trabalho que, para já, está mais próximo:
"Tenho estado concentrado no trabalho da Selecção e em tentar levar o nome de Portugal o mais alto possível. É claro que agradeço o ritmo que me vai dar para o WQS aqui, e a familiaridade com a onda, mas penso numa coisa de cada vez..."
Confrontado com o nível alto que se adivinha na China Cup, Eduardo Fernandes mostra-se desassombrado:
"Competição é competição. São vinte minutos em que tudo pode acontecer e o adversário pode ser melhor, mas se não apanhar as ondas certas, tu podes vencer.
Eu vou para fazer o meu surf, concentrar-me no que tenho que fazer e esperar que, no fim, saia por cima."

 

Eduardo Fernandes
Idade: 25 anos
Data de nascimento: 19/08/87
Clube: Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos
Naturalidade: Rio de Janeiro
Patrocinadores: Deeply, Komunity Project, Future Dins, DF Surfboards, Surf Project Surf Shop

 

Recorde-se que a China Cup é uma prova dedicada, em exclusivo, às oito melhores nações do Surf mundial no ranking da ISA 2012, apuradas no Mundial de Juniores do Panamá deste ano. Nomeadamente: Havai, Austrália, Brasil, EUA, Japão, França, Peru e Portugal.

Os eleitos de José Braga para esta competição da elite do surf mundial, na qual estarão em jogo títulos individuais e colectivos são os seguintes:

OPEN
Vasco Ribeiro
Frederico Morais
Eduardo Fernandes
João Guedes

 

FEMININO
Maria Abecasis
Carina Duarte

 

EQUIPA TÉCNICA
José Braga
Pedro Barbudo (seleccionador adjunto)


A Federação Portuguesa de Surf conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos para as Selecções Nacionais.

 

Lomac