barra surf

 

akzonobel

Vasco Ribeiro 3.º no Moche Rip Curl Pro Portugal 2015

vribeiro hpFoi uma edição histórica para os portugueses, o Moche Rip Curl Pro Portugal deste ano, que terminou com a vitória do brasileiro Filipe Toledo e com o português Vasco Ribeiro, Campeão do Mundo em Juniores, a ficar em 3.º lugar e Frederico Morais só foi eliminado nos quartos de final.
O entusiasmo começou a chegar à praia de Supertubos de Peniche depois de Frederico Morais, surfista do Guincho e Vasco Ribeiro, de S. João do Estoril, terem eliminado na ronda 3 respectivamente Mick Fanning e Adriano de Souza, precisamente os dois primeiros do ranking do Mundial de 2015.
Depois ficou-se a aguardar a pelas prestações seguintes dos dois surfistas nacionais. 
Frederico Morais teve como adversário nos seus quartos de final, Brett Simpson, dos USA. Foi um confronto intenso desde o início, com Frederico sempre à frente na pontuação até que o morte-americano virou a bateria a seu favor já no fim do heat. No fim Frederico somou 10,46 pontos, enquanto Brett Simpson pontuou 10,54.
Vasco Ribeiro, apurado para disputar o heat 3 dos quartos de final com o francês Jeremy Flores, atacou com força logo no início pontuando as duas primeiras com a soma de 13,34 pontos. O francês bem se fartou de fazer ondas, mas todas sem consistência, não conseguindo mais do que 8,17 pontos nas duas mais pontuadas. A vitória brilhante de Vasco Ribeiro deixou a praia de Supertubos em delírio. Pela primeira vez um português chegava às meias-finais nesta prova de Peniche.
O adversário de Vasco para este heat foi o brasileiro Italo Ferreira, que tinha vencido na final do Mundial Júnior do ano passado. Vasco chegou a liderar a prova, mas o brasileiro demonstrando dispor de muita força e estar em excelente forma, com pontos em nove ondas, passou a dominar o heat já no fim vencendo categoricamente com 13,37 pontos contra 9,10 pontos do surfista português.
Na final Filipe Toledo venceu Italo Ferreira e foi o vencedor do Moche Rip Curl Pro Portugal.
A final foi uma verdadeira batalha aérea, com momentos espectaculares. Filipe começou com uma nota 10 logo na sua segunda onda, graças a uma espectacular manobra aérea. A meio da prova Italo Ferreira, com uma onda com 9,93 e outra com 7,20 chegou a dominar, mas Filipe com outra na qual faz 7,83 pontos, já perto do fim, cimentou a vitória.

 

Lomac