barra surf

 

akzonobel

Miguel Adão Campeão e Portugal em 3º no Eurojunior de Surf

f1 surf hpA Selecção portuguesa terminou em terceiro lugar no Eurojunior, o campeonato da Europa de surf por equipas, que terminou no passado dia 20 de Setembro na Praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, em S. Miguel, Açores.

Com boas ondas de 1m e muito bom tempo, disputaram-se as finais do quadro de repescagens, bem como as grandes finais, com a atribuição dos títulos nas oito categorias, além do geral, por equipas.
A selecção nacional colocou cinco dos seus atletas nas baterias decisivas, que conseguiram um título individual, Miguel Adão, em bodyboard sub-18, um vice-título, João Dantas, em longboard sub-18, uma medalha de bronze, Madalena Guerra, em bodyboard feminino sub-18 e duas medalhas de bronze, Guilherme Guerra em bodyboard sub-16 e Teresa Bonvalot em surf feminino sub-18.
Na geral, a selecção portuguesa conquistou a medalha de bronze, atrás das equipas espanhola e francesa, respectivamente segunda e primeira classificadas neste Eurojunior 2014.
“Temos capacidade para fazer melhor,” afirmou David Raimundo no final do evento. “Falhámos algumas oportunidades cruciais que nos podiam ter dado o segundo lugar e a este nível isso não pode acontecer… mas temos consciência que temos uma equipa coesa e um projecto desportivo recente, que tem apenas dez meses de trabalho. Saíamos daqui de cabeça erguida, com cinco atletas nas finais, um título individual e um vice-título, já a preparar o trabalho para o mundial de júniores, para o ano e para o próximo Eurojunior, daqui a dois,” concluiu o seleccionador nacional.
Miguel Adão, de 17 anos, foi o melhor português nesta prova e não cabia em si de contente, após sagrar-se campeão da Europa. “Comecei bem a final, logo com uma onda de 7 pontos, o que me deu confiança para o resto da bateria e para mostrar o que sei. Acabei por ficar praticamente sozinho a final toda, a apanhar as minhas ondas, o que acabou por compensar. Estou muito feliz com este título, depois de há dois anos ter sido vice-campeão. É um sonho cumprido,” confessou o atleta da Figueira da Foz.
A selecção francesa acabou por revalidar o título, conquistando ainda os títulos individuais masculinos na categoria de surf.
Rodrigo Herédia, responsável pela organização, mostrou-se satisfeito “por terminarmos este evento com um dia fantástico, de bom tempo e boas ondas, depois de alguns dias mais difíceis, no início da semana. Todas as selecções saem daqui com um sorriso e com a promessa de voltar aos Açores, o que nos deixa muito satisfeitos.”
O Eurojunior 14 foi organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, Seat e MOCHE, contando ainda com os apoios do Hotel Vip Executive Açores, SPORT.TV como canal oficial, Mega Hits, RTP Açores, Jornal i, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, Beachcam e Puro Feeling como media partners.

 

 

Lomac