barra surf

Australiano Kai Otton vence Rip Curl Pro Peniche

1 kai hpAos 33 anos Kai Otton venceu pela primeira vez uma etapa do circuito mundial ASP, na final que disputou nos Supertubos em Peniche, em 17 de Outubro, e ganhou ao norte-americano Nat Young, nove anos mais novo e que é “Rookie of the Year 2013”.

Kai Otton, o grande vencedor do Moche Pro Portugal by Rip Curl, 10.º classificado no ranking, foi a segunda vez que esteve numa final, a primeira foi em 2007. Este ano tinha conseguido um 3.º lugar em Teahupoo, Tahiti, e três 5.ºs lugares em Bells Beach, Trestles e França.
Com a saída de Kelly Slater, eliminado pelo nosso campeão nacional Frederico Morais, foi Kai Otton a despachar para fora o líder do ranking, Mick Fanning, com uma pontuação de 10,00 contra 9,43 do adversário.
Com a saída dos dois primeiros do ranking, a decisão do título mundial ficará para a última e derradeira etapa do World Tour que se disputa entre 8 e 20 de Dezembro no Havai, o Billabong Pipe Masters 2013.
As semi-finais do Rip Curl Pro Peniche foram disputadas por um norte-americano, Nat Young 12.º do ranking, e três australianos, Joel Parkinson, 5.º, Josh Kerr, 8.º, e Kai Otton que estava em 10.º.lugar  
Kai Otton, com uma pontuação de 14,83 contra 12,23 de Joel Parkinson, passa para a final juntamente com Nat Young que entretanto venceu o outro australiano, Josh Kerr por 14,87 contra 10,66.
Com ondas de 1,5m Otton atacou de início com a forte vontade de vencer Nat Young rapidamente. Foi uma bateria árdua para ambos, pois o norte-americano respondeu bem de início. Porém Young foi incapaz de manter o ritmo e o australiano acabou por somar mais uns pontos no final, vencendo com 12,23 pontos e o jovem “Rookie” com 11,03.