barra surf

Carina Duarte é campeã nacional de surf feminino

cduarte hpO algarvio Marlon Lipke venceu hoje o Allianz Cascais Pro, disputado em ondas poderosas de 1.5m a 2m, no Guincho.

Marlon bateu na final o seu amigo e companheiro de treino Nicolau Von Rupp, deixando o terceiro elemento do grupo, o galego residente na Ericeira Gony Zubizarreta, no terceiro lugar da geral, a par de José Ferreira.
Marlon terminou o ano na sétima posição do ranking nacional, com o Top 5 composto por Frederico Morais, Miguel Blanco, José Ferreira, Francisco Alves e Vasco Ribeiro, respectivamente do primeiro ao quinto classificado, todos surfistas sub-21.
Nas senhoras, a local Camilla Kemp terminou o ano como começou – a vencer uma prova da Liga MOCHE – batendo na final Ana Sarmento (segunda classificada), Francisca Santos (terceira classificada) e Maria Abecasis (quarta classificada).
Exibindo um forte conhecimento das ondas do Guincho, Camilla manteve a calma e rematou a bateria com uma onda que lhe permitiu terminar o ano em alta, subindo assim também ao segundo lugar do ranking nacional feminino, a escassos 50 pontos do título.
Quem acabou por sagrar-se campeã nacional de surf feminino em 2013 foi Carina Duarte, da Ericeira, repetindo o feito conseguido em 2008. Carina lutava pelo título deste ano com Teresa Bonvalot, de 13 anos, mas com a eliminação de ambas nas meias-finais, o título acabou por ficar para si.
Teresa Bonvalot, a grande surpresa da Liga MOCHE 2013 no feminino, acabou por cair para a terceira posição final do ranking nacional, mas não deixou de conquistar a MINI Triple Crown, um troféu especial dentro da Liga, que atribui o usufruto de um automóvel MINI aos melhores atletas masculino e feminino no cômputo geral de três das suas etapas, nomeadamente as provas do Porto, Peniche e Cascais. No masculino, este troféu já estava entregue, ao novo campeão nacional, Frederico Morais. Os dois surfistas vão assim andar de MINI em 2014.
Apenas para os atletas masculinos, estava ainda em jogo um lugar no Top 10 final do MOCHE Wildcards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no MOCHE Pro Portugal presented by Rip Curl, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza em Portugal, já em Outubro, entre Peniche e Cascais.
Frederico Morais acabou também como vencedor deste troféu, deixando Vasco Ribeiro no segundo lugar, Miguel Blanco no terceiro, Tomás Fernandes no quarto e José Ferreira no quinto, seguidos de João Guedes, Filipe Jervis, Marlon Lipke, Ruben Gonzalez e Francisco Alves.
Antes das finais, realizou-se ainda a última Malibu Expression Session da Liga MOCHE 2013, com vitória para o também algarvio Luca Guichard, que foi um dos surfistas mais consistentes nas manobras aéreas ao longo do ano, conquistando alguns primeiros lugares nas Malibu Expression Session.

 

FOTO: Pedro Mestre/Liga MOCHE