barra surf

 

akzonobel

Carina Duarte vence e lidera Nacional Surf Open

ms3 hpCarina Duarte é a nova Miss Sumol na vertente de surf, triunfo que lhe permite ascender à liderança do Campeonato Nacional Open, por troca com Teresa Bonvalot, que caiu nas meias-finais da prova ilhavense, terminando, assim, em quinto lugar.

À semelhança da véspera, também a competição de surf foi transferida para a praia da Barra, devido às más condições de mar na Costa Nova, potenciadas pela tenra idade das competidoras. Com o vento substancialmente mais fraco, finalmente a Nortada deu tréguas, e com uma óptima formação de ondas, a organização optou por realizar toda a competição de surf hoje, na qual entraram 14 atletas.
Depois da, então, líder do Nacional Open ter sido afastada nas meias-finais, a bateria de todas as decisões ganhou ainda mais interesse, pois Carina Duarte tinha ali uma excelente oportunidade de desfazer a diferença que a separava de Bonvalot, até porque Maria Abecasis, que também faz parte dessa luta pelo título nacional, foi igualmente eliminada nas semi-finais.
Ciente disso, Carina Duarte (19 anos), atleta da Ericeira, não desperdiçou a oportunidade.
Porém, não foi tarefa fácil, já que o heat decisivo da prova foi quase inteiramente liderado por Camilla Kemp (17 anos, do Guincho), que abriu a final com uma onda de 6.00 pontos, conseguindo manter-se na frente durante quase todos os 25 minutos, tempo que as atletas tinham para apanhar as duas ondas, das 12 possíveis, que lhes permitissem a melhor pontuação.
E foi precisamente nos derradeiros minutos da final que a atleta da Ericeira logrou duas ondas Boas (6.10 e 6.60 pontos) cujo somatório lhe dariam a vitória, com um score de 12.70 pontos.
Por seu turno, a surfista do Guincho conseguiria as suas melhores ondas logo na primeira fase da final (6.00 e 6.50 pontos), um score que, no entanto, acabou por ser insuficiente por apenas 0,20 pontos (12.50). Mas não se pense que esta luta esteve restrita às duas primeiras classificadas… Ana Sarmento (20 anos, da Ericeira) teve igualmente um bom desempenho, ficando apenas a 0.70 pontos da vencedora (12.00), fruto de duas ondas pontuadas com 6.00.
De facto, os scores demonstram o quão equilibrada foi a final da Miss Sumol Cup 2013, na qual apenas Constança Coutinho (18 anos, Estoril), que até aí tinha tido um óptimo desempenho, destoou. O resultado de 5.30 pontos é elucidativo disso mesmo, uma vez que a surfista do Estoril somou apenas um 2.80 e um 2.50 pontos.
Durante esta manhã de surf, a organização, a cargo da Associação de Surf de Aveiro (ASA), contabilizou 137 ondas surfadas, em que apenas uma foi Excelente. A onda de 8.25 pontos foi conseguida por Teresa Bonvalot, ainda nos quartos-de-final, o que lhe valeu o prémio de Melhor Onda.
Já a Miss Simpatia, na vertente surf, ficou em casa, tendo sido atribuído a Inês Beirão, atleta da Associação de Surf de Aveiro.

 

 

Lomac