barra surf

 

akzonobel

Portugal entra no Mundial de Surf Juniores com resultados encorajadores

surf nacional 1 hpTeve saldo positivo, o primeiro impacto da Selecção Nacional com a competição no Mundial de Juniores da ISA (World Junior Surfing Championship – WJSC), que decorre entre 8 e 16 de Junho, na Nicarágua.

Todos os oito elementos masculinos da Seleccção Nacional entraram na água, com condições caprichosas na praia de Jiquiliste (ondas de meio-metro a metro "moles" e a fechar muito), e que dificultaram a vida sobremaneira aos competidores, que nas primeiras baterias tiveram grande dificuldade em arrancar boas pontuações.
Foi o caso de João Kopke que, logo na segunda bateria, não conseguiu melhor que o terceiro lugar, com um 4,67. Posição que o leva para as repescagens (onde, recorde-se, ainda poderá fazer o percurso até às finais)
mas que se enquadra bem no contexto de uma bateria em que o vencedor, o japonês Naomi Kobayashi seguiu em frente com um 9,00 e todos os outros competidores ficaram na casa dos quatro pontos...
Melhor sorte teve Pedro Coelho, que seguiu em frente no percurso de qualificação, em segundo lugar na sua bateria, com um total de.5,10. Mais um resultado a atestar das condições extremamente complicadas no beach break de Jiquiliste.
Ainda nos sub-18, Miguel Blanco também terá de seguir para as repescagens, tendo ficado em terceiro da sua bateria com um 9,64, enquanto Tomás Fernandes, em boa forma, teve melhor sorte nas ondas e, já a beneficiar de uma melhoria das condições, seguiu em segundo lugar, batido apenas pelo japonês Shuki Nishi.
Na competição de sub-16, o saldo foi, ainda assim, ligeiramente melhor para as cores nacionais, com Vasco Mónica a recolher "a fava", que é como quem diz, a ter de seguir nas repescagens depois de não ter conseguido ir além do terceiro lugar da 15ª bateria com um 6,00, ultrapassado pelo sul-africano Jordy Maree (12,50) e pelo nicaraguense Jckson Obando (8,25).
De resto, nos sub-16 nacionais, tudo foram rosas neste dia inaugural, com João Moreira e Guilherme Fonsecaba a vencerem as suas baterias e o jovem estreante Jácome Correia também a seguir em frente na qualificação, em segundo na sua bateria, apenas superado pelo local Oscar Espinoza, com 8,10 contra os 7,10 do surfista açoriano de 14 anos.
Dia 10 será um dia muito ocupado para a organização e equipas, com todos os escalões na água: as meninas a estreiam-se na competição, com a primeira
ronda de qualificação de sub-16 e sub-18 feminino, continua a qualificação de rapazes sub-16 e sub-18, e a realizam-se os primeiros heats de repescagem de sub-16 masculino.

 

A Seleção Nacional
Sub-18
João Kopke
Miguel Blanco
Pedro Coelho
Tomás Fernandes
Sub-16
Guilherme Fonseca
Jácome Correia
João Moreira
Vasco Mónica
Sub-18 fem.
Camila Kemp
Keshia Eyre
Sub-16 fem.
Mariana Assis
Teresa Bonvalot

 

Lomac