barra surf

Surfamily 2013 junta famílias de surfistas

surfamily foto 1No dia 22 de Junho de 2013, entre as 10:00H e as 19:00H, irá decorrer em São João da Caparica, mais especificamente na praia do Lorosae (Sol Nascente), o Surfamily 2013, o primeiro evento de surf inteiramente dedicado às famílias.

O Surfamily pretende juntar neste dia as diferentes gerações de surf, tendo preparado para o efeito uma competição entre duplas de pais e filhos, ou avós e netos, ou sobrinhos e tios... Esta competição decorrerá nas modalidades de surf e bodyboard, com dois escalões diferentes no que diz respeito ao surf (menos de três anos de experiência e mais de três anos de experiência), permitindo a todos os que partilham as ondas com os seus familiares a possibilidade de competir saudavelmente, ou de apenas estarem juntos dentro de água, numa partilha autêntica e tranquila.

Para além desta “competição”, estão programadas mais uma série de actividades dentro e fora de água, como forma de celebrar também a chegada da estação mais quente do ano, um dia após o Solstício de Verão, que decorre no dia 21 de Junho. Na água estarão disponíveis para experimentação hand planes da AHUA (pequena prancha que se usa na mão para fazer body surf), Alaias (pranchas de madeira originais), Stand Up Paddle Boards, pranchas de madeira longboard e shortboard e ainda a possibilidade de, caso as condições permitam, experimentar mergulho junto do pontão norte da praia de São João.

Fora de água estarão disponíveis dois trampolins, uma linha de slackline, tendo ainda a possibilidade de fazer uma aula de yoga durante o dia, ou pintar uma prancha com canetas Posca, com a ajuda de um artista que estará presente no espaço.

Por último, a Surfrider Foundation Europe, através da sua delegação de Lisboa, vai promover uma limpeza de praia ao fim do dia, mesmo antes do Luau, a decorrer no Lorosae Beach Club, que está já a preparar um programa de música ao vivo. A este Luau associou-se também o SAL – Surf At Lisbon Film Festival, que decorre na semana seguinte e que vai aproveitar este dia para mostrar alguns filmes da edição de 2012.

Todas estas actividades serão gratuitas, excepto a competição e o Luau, sendo necessária a inscrição no site www.surfamily.org. No entanto, como ajudar não custa nada e é muito importante, o Surfamily associou-se ao projecto Surf For Food, que visa juntar alimentos para doar a uma ou mais famílias carenciadas da zona da Costa de Caparica. Assim, este será o contributo de cada família para participar nas actividades – levar um bem não perecível (arroz, enlatados, leite, etc.).