barra surf

Allianz Ericeira Pro by O'Neill é no final do mês

fredericomorais dia2 hpA Liga MOCHE, principal competição nacional de surf, está de volta às ondas com o Allianz Ericeira Pro by O’Neill, a realizar na Ericeira, de 31 de maio a 2 de junho.


A terceira etapa da Liga MOCHE marca assim o regresso dos melhores surfistas portugueses à competição nacional, após quase um mês e meio de interregno.
Esta é também a prova que marca o ponto de viragem para a segunda metade da Liga, com todos os pontos a revelarem-se cruciais para os atletas que pretendem demonstrar o seu interesse real pelos títulos nacionais de surf.
Neste momento é Frederico Morais quem lidera a classificação geral masculina, graças a uma vitória e a um segundo lugar nas duas primeiras etapas. “Kikas” é também o vencedor em título desta prova, que em 2012 abriu a Liga com condições épicas.
Na final do ano passado, Frederico bateu ali o actual bi-campeão nacional de surf, Vasco Ribeiro, feito que voltou a conseguir na última etapa da Liga MOCHE disputada este ano, no Porto.
Vasco é assim terceiro classificado no ranking nacional, logo atrás de Francisco Alves, vencedor da primeira etapa do ano, na Costa de Caparica, e que recentemente se sagrou bi-campeão nacional de surf Pro Junior.
A disputa pela liderança está, neste momento, sobretudo entre estes três jovens surfistas, com o campeão nacional de 2009, João Guedes, logo atrás, na quarta posição, à espreita de um deslize dos seus adversários.
No feminino, neste momento é Teresa Bonvalot, de apenas 13 anos, que lidera o ranking nacional, após uma vitória no Porto e um terceiro lugar na Caparica.
A bi-campeã nacional, Maria Abecasis, segue logo atrás, a escassos 10 pontos, com dois segundos lugares, tendo no seu encalço Camilla Kemp, a primeira vencedora deste ano, e Keshia Eyre, vencedora na Ericeira em 2012, a jogar em casa.
O Allianz Ericeira Pro by O’Neill conta com um prize-money de 11.000€, um valor que ultrapassa o dobro do montante oferecido no ano passado, num total global de 55.000€ para as cinco etapas da Liga MOCHE.
Apenas para os atletas masculinos, está também em jogo um lugar no Top 10 do MOCHE Wild Cards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no MOCHE Pro Portugal presented by Rip Curl, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza em Portugal, em Outubro deste ano. Neste momento é Vasco Ribeiro quem lidera este ranking, com Frederico Morais logo atrás, seguido por Francisco Alves, José Ferreira e João Guedes a fechar o actual Top 5.