barra-surf

 

akzonobel

“A homenagem ao Bessone é o mesmo que homenagear o desporto”

antoniobastoFoi com estas palavras que no passado dia 17 de Dezembro o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Alexandre Mestre, deu a sua mensagem nas instalações do Sport Algés e Dafundo, ao condecorar, em nome do Governo, com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, António Bessone Basto, perante uma multidão de familiares, amigos e figuras notáveis do desporto.


O Sport Algés e Dafundo foi o local escolhido para a homenagem ao Toni, considerado o atleta mais eclético de sempre em Portugal, porque foi feito sócio deste clube no mesmo dia que nasceu, pelo seu avô Rodrigo Bessone Basto, um dos fundadores do Algés. Foi também aqui que iniciou a sua carreira desportiva como nadador e conquistou as primeiras medalhas de campeão nacional e muitos outros troféus nesta modalidade.
Outra das modalidades onde foi famoso e conquistou títulos nacionais, foi no andebol, onde na equipa dos sete magníficos do Sporting conquistou o pentacampeonato nacional.
Também na caça submarina foi campeão nacional várias vezes e representou a seleção nacional em mundiais e europeus.
Mas o Toni Bessone, ainda competiu em diversas outras modalidades, como no rugby e o basquetebol, onde ficou sempre conhecido pelo elevado empenho em que participava.
A sua coleção de medalhas é constituída por mais de um milhar, o que demonstra bem o seu inegável interesse pela competição, seja ela qual for.
Isaltino de Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras recordou Toni com as seguintes palavras ”ele é um homem livre que diz alto o que pensa, amigo dos seus amigos, e que vive a vida com muita intensidade, por isso hoje o Algés está cheio de gente para o abraçar”.
Entre muitos outros notáveis do desporto, estavam também Rosa Mota, Moniz Pereira e Godinho Lopes, presidente do Sporting, que ouviram do emocionado Toni Bessone ” não esperava que viessem tantos amigos e agradeço a todos o sacrifício que fizeram para estarem hoje aqui comigo”.     

 

Lomac