barra-surf

Orlando Duque venceu em Boston

d1 hpDepois de uma longa travessia do deserto, recentemente terminada com a conquista do título de Campeão do Mundo FINA, a maior lenda viva dos saltos para a água de grande altura voltou a brilhar no Red Bull Cliff Diving World Series.

Aos 38 anos, o colombiano Orlando Duque venceu e convenceu em Boston – mostrando estar de volta à sua melhor forma.

A lenda do Cliff Diving está de volta aos seus melhores tempos. O colombiano Orlando Duque, que aos 38 anos, é de longe a figura mais carismática dos saltos para a água de grande altura, confirmou o regresso à sua melhor forma ao vencer a quinta etapa do Red Bull Cliff Diving World Series em Boston, nos Estados Unidos da América.

Alguns dias antes, Duque tinha espantado o mundo com um incrível salto de helicóptero em frente à estátua da liberdade - em Nova Iorque. Em Boston a ação voltou a estar centrada no histórico edifício do Instituto de Arte Contemporânea - com a plataforma a ser montada no telhado a 27,5 metros de altura!

Depois da primeira ronda de saltos, Duque acabou por estar a competir “mano-a-mano” com o Tri-Campeão do circuito mundial - o britânico Gary Hunt. No entanto, a superior prestação do colombiano acabou por falar mais alto e Hunt teve de se contentar com uma repescagem - recuperando depois até ao topo da tabela. Duque faz o balanço: “Senti uma grande pressão assim que soube que ia estar a competir diretamente com o Gary Hunt. Estou muito feliz por esta vitória da experiência e tenho de reconhecer que o nível nunca esteve tão alto”.

O pódio ficou completo, respetivamente, pelos “suspeitos” do costume: o russo Artem Silchenko e o britânico Gary Hunt - mantendo-se a ordem da classificação geral após esta etapa (Hunt lidera, seguido de Silchenko e Duque).

A competição regressa à Europa no próximo dia 14 de setembro, com encontro marcado para a lagoa azul do País de Gales.