barra-surf

 

akzonobel

FPAS e CNOCA organizam evento singular : Pesca Submarina Solidária

pesca-solidaria1A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e o Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) organizaram um evento denominado de “Pesca Submarina Solidária”, no dia 3 de Junho de 2012, em Cascais.

Este evento singular contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, do Secretário de Estado do Mar, do Almirante Chefe de Estado Maior da Armada, do Presidente da Cáritas Portugal, entre outras individualidades, que acompanharam de perto o decorrer da acção de solidariedade e no final entregaram os prémios e certificados de participação aos 31 atletas que participaram na Pesca Submarina Solidária.
O programa centrou-se numa jornada de pesca submarina e o objectivo na oferta de todas as capturas, juntamente com alguns produtos alimentares recolhidos, a uma Instituição de Solidariedade Social - a Cáritas Portuguesa e, ainda, assinalar as celebrações do "124º Aniversário do CNOCA".
No âmbito do evento realizou-se também, durante a manhã, a “1ª Travessia de Natação com Barbatanas Arquiteto António Modesto”, num percurso de 1.500 metros em águas abertas, com vista a homenagear o fundador e primeiro presidente da FPAS e é expectativa de que se repita todos os anos.
Para o evento solidário, a Marinha Portuguesa disponibilizou três veleiros, assim como as respectivas guarnições, que se encontravam na Marina de Cascais num embarque de fim-de-semana destinado à instrução dos cadetes da Escola Naval, que foram responsáveis pelo trânsito e pela largada dos pescadores submarinos na zona do Cabo da Roca. Além dos pescadores submarinos, embarcaram também alguns convidados, os quais puderam acompanhar de perto uma jornada única de pesca submarina e vivenciar as dificuldades de uma modalidade praticada exclusivamente em apneia.
Participaram ainda três embarcações semirrígidas que controlaram a zona envolvente e apoiaram os pescadores submarinos, apoio esse que se revelou crucial junto à borda de água devido à forte ondulação e vento que se fizeram sentir. Estes fenómenos reduziram a visibilidade da água e tornaram a jornada de pesca submarina num verdadeiro desafio.
Apesar das condições adversas, foi possível apresentar uma boa diversidade de capturas. Desde tainhas, salemas, bodiões, sargos, saimas e robalos, particularmente um que se destacou pelo tamanho, possibilitando a entrega do troféu de maior exemplar da jornada ao atleta da Selecção Nacional - Pedro Silva.


Para além da entrega dos certificados de participação na Pesca Submarina Solidária, a FPAS aproveitou ainda para entregar os prémios da fotografia subaquática - Aquafoto Sealife 2012, da Taça de Portugal de Hóquei Subaquático 2012 e da Primeira Travessia de Natação com Barbatanas Arquitecto António Modesto.
Por fim, foi apresentada publicamente a Selecção Nacional de Pesca Submarina 2012 que vai disputar o Campeonato do Mundo de Pesca Submarina a realizar, de 5 a 8 de Julho, em Vigo.
Os Atletas Titulares são: o Rui Torres, o Jody Lot e o Pedro Silva, os Atletas Suplentes: o António Silva, o Carlos Lourenço e o João Peixeiro, e o Seleccionador Nacional: o Paulo Silva.
De realçar o apoio das entidades que directa ou indirectamente responderam ao convite formulado, em particular a Marinha Portuguesa pela disponibilidade de meios, a Escola de Comércio de Lisboa que colocou um conjunto de alunos, num processo de formação prática em contexto de trabalho, também a Câmara Municipal de Cascais, APPSA, Marina de Cascais, Mega Náutica, Casa Ermelinda de Freitas, Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventoza, Bebilusa, Beuchat, Marietel, Pop Up Alive, entre outras.
Com este evento solidário, a FPAS e o CNOCA procuraram proporcionar a oferta de capturas e produtos alimentares, para ajudar os mais necessitados que através da Cáritas Portuguesa recebem refeições diariamente.

cartaz pesca-solidaria

 

Lomac