barra-surf

Pesca da Sardinha reabriu esta segunda-feira

pesca1A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que a reabertura da pesca da Sardinha teve início às 00:00 horas desta segunda-feira, dia 17 de maio.

Raia atingiu 80% da quota de captura e pode ser encerrada

mar 3 hpA Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que, considerando os dados das capturas efetuadas pela frota portuguesa, das unidades populacionais de raias (Rajiformes) nas zonas 8 e 9 do ICES, Costa Portuguesa e norte de Espanha, a utilização da quota provisória atribuída pelo Regulamento (UE) 2021/92, atingiu os 80% podendo vir a ser necessário proceder ao encerramento da pesca dirigida desta pescaria.

Pescanova aumenta frota com 6 barcos novos

pascanovaA Pescanova anunciou que juntou seis novos barcos de pesca à sua frota, passando a deter um total de 65 barcos. Destes novos seis barcos, três deles (Ponta Matirre, Ponta Macalonga e Ponta Timbue) são para a captura do Camarão de Moçambique. Já para a Pescada da Namíbia, juntam-se os outros 3 novos barcos (Lalandii 1, Novanam One e Novanam Two).

Parlamento Europeu vota para pescas modernas e transparentes, mas abre lacuna

mar 3 hpA Coligação para o Controlo das Pescas da UE aplaude os vários passos positivos dados pelo Parlamento Europeu no sentido de uma pesca mais transparente e de pescado rastreável.

Garmim lança os novos transdutores GT36UHD-TM e GT56UHD-TM

8 garmimA Garmin lançou os novos transdutores GT36UHD-TM e GT56UHD-TM que oferecem monitorização ClearVü e SideVü de «ultra-alta definição com maior alcance» e três frequências - 455kHz 800 kHz e 1000 kHz.

Docapesca reforça investimento no Porto da Nazaré

8 nazareA Docapesca lançou um concurso para a construção de uma nova câmara de conservação de pescado fresco na lota da Nazaré, com o preço base de 48 mil euros.

Docapesca lança site “LOTA EM CASA”

1 lotaO consumidor já pode identificar os locais de venda de pescado fresco com origem nas lotas portuguesas.

Grandes Migradores provocam “prejuízos”na atividade normal da pesca de cerco na costa portuguesa

mar 3 hpDesde o início da safra da sardinha em 1 de junho passado que as embarcações da pesca do cerco se confrontam, cada vez com mais frequência, com cardumes de grandes atuns rabilhos, peixes migradores de grande dimensão, que chegam a pesar individualmente mais de 300 kgs.

Sonae MC investe na aquacultura

sonaeA Sonae MC vai comercializar, em parceria com uma empresa nacional de aquacultura, mais de 900 toneladas de dourada do Algarve nas lojas Continente, reforçando «a sua proposta de valor de peixe fresco nacional». Com um investimento total previsto de 25 milhões de euros até 2022, este projecto de produção localizado em mar aberto, perto da Ilha da Armona, em Olhão, destina-se, principalmente, ao abastecimento das lojas da Sonae MC. As primeiras pescas já começaram a chegar às lojas Continente.

BPI lança linha de crédito de 20 milhões de apoio à pesca

pesca 10hpO BPI assinou um protocolo com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) para disponibilizar a Linha de Crédito de Apoio ao Setor da Pesca 2020, com uma dotação global de 20 milhões de euros, juros bonificados até 100% e prazos de financiamento até 6 anos.

Campeonato Nacional de Pesca em Barco Fundeado – Época de 2019

3 pescaRealizou-se ontem, Domingo 2 de Fevereiro de 2020, a 1.ª Mão do Campeonato Nacional de Pesca em Barco Fundeado – 2.ª Divisão individual que decorreu em Sesimbra.

Encontro Nacional “Desafiar o Futuro das Pescas” no próximo dia 16

pesca 10hpA Mútua dos Pescadores e a Câmara Municipal de Sesimbra vão assinalar o Dia Nacional do Mar no dia 16 de novembro, em Sesimbra, com a realização do Encontro Nacional “DESAFIAR O FUTURO DAS PESCAS”, no Cineteatro Municipal João Mota.