Teste Capelli Tempest 650 com Yamaha F130A

antero4 hpNota alta para as performances, foi o resultado do teste que fizemos no passado dia 30 de Abril, ao novo Yamaha F130A montado no Capelli Tempest 650, um dos semirrígidos mais populares do estaleiro italiano Capelli, que mostrou o barco puxar bem pelas altas performances do motor. (Teste completo no Notícias do Mar nº 343 Pág. 14 a 20)
O teste efectuado a partir da marina de Portimão foi a convite da Yamaha Motor Europe e da PortiNauta, do grupo Angel Pilot, concessionário Yamaha. 
O Capelli Tempest 650 é um modelo de linhas e cores modernas da marca Capelli, com um layout estudado para melhor aproveitamento do espaço interior e com soluções inovadoras para aumentar a simplicidade na circulação e a capacidade de arrumação, tão necessária nas jornadas no mar, para manter os equipamentos e roupas secos.
Assim, o piloto tem uma consola de condução individual e um banco encosto alto para uma condução mais cómoda em pé. Com esta solução, a circulação para a proa é larga e acessível.antero4 1 
À frente da consola de condução até à proa, pode-se montar um cómodo e amplo solário. Sob este espaço ideal para os banhos de sol, encontra-se um amplo porão onde cabem as almofadas, os equipamentos e sacos de praia. A tampa abre-se facilmente, com a ajuda de um amortecedor hidráulico. Para os pescadores, podem aqui colocar um açafate para guardar o peixe, sem necessitar de agarrar na tampa.
No poço existe um sofá, e uma mesa incorporada no banco de condução que se rebate e levanta, que permite criar uma acolhedora zona de refeições e para o convívio. Por cima da mesa encontram-se encaixes para copos e garrafas. A zona de popa pode também ser transformada em área de solário, adicionando uma extensão (opcional) e baixando o encosto do assento de popa.
A passagem para a popa e o acesso à água é por bombordo do banco da popa.
A bordo, existem ainda diversos compartimentos espaçosos para arrumação de palamenta ou equipamentos. O banco da popa levanta-se e tem em baixo um porão, a consola de condução e o banco do piloto têm portas estanques. 
Na proa existe um cabeçote em fibra, com uma roldana e um cunho de amarração. Para as manobras é fácil, pois mesmo em baixo fica o porão para o ferro.
Todas estas características tornam o modelo versátil e confortável, mas a característica que mais o diferencia são os excelentes acabamentos e o design de Roberto Curtó.
Os flutuadores, como em todos os modelos Capelli são da melhor qualidade, em Neoprene Hypalon Orca de 1670 dtex 
Este modelo estava equipado com arco de luzes em inox, toldo bimini para arco de luzes, direcção hidráulica Baystar, sonda GPS Lawrence Elite 5, dois instrumentos digitais multifunções e caixa de comandos de topo. 
Quem pretender equipar o barco com mais acessórios pode ainda incorporar mastro de ski, capa de consola e de banco, chuveiro de 67 litros, rádio, solário de popa e berço em madeira.
antero4 2 
Mais potência com o leve Yamaha F130A
O novo F130A foi desenvolvido para a Yamaha oferecer mais potência num motor leve para assim servir em mais barcos e substituir os antigos e grandes pesados motores da mesma cavalagem ou com menos cavalos mas com o mesmo tamanho, com um motor de tecnologia muito avançada, mais leve, com 130 HP e o peso de um 115 HP.
Nasceu a partir do recente Yamaha F115B e tem as suas características em força e potência, únicas na sua classe, com um design compacto e leve no peso e incorporado muitas das tecnologias pioneiras da Yamaha. 
O F130A tem um motor de 16 válvulas de grande dimensão, com 1.832 cm 3 de cilindrada, formato de 4 cilindros em linha com DOHC.
Pesa apenas 174 kg e tem a melhor relação peso/potência da sua classe.
 
O Tempest 650 puxou bem pelas performances do Yamaha F130A
Logo no arranque, quando em apenas 1,47 segundos o barco já planava, notámos a facilidade do casco do Tempest 650 descolar da água e responder à especial aceleração do F130A. Depois confirmámos o mesmo no teste de aceleração até às 5.000 rpm, quando em 5 segundos o GPS marcou 25,2 nós de velocidade.
Fora da barra de Portimão a água estava ligeiramente agitada. Colocámos o barco a favor da agitação e puxámos pelo motor até às 6.200 rpm tendo atingido os 38 nós. A prestação do barco a navegar foi sempre com segurança, bem equilibrado e sentimos boa comodidade do casco a cortar a água, naquelas condições do mar e aquela velocidade.antero4 3    
A posição do piloto no banco encosto é excelente e como a direcção é hidráulica o piloto faz pouco esforço e facilmente domina as manobras.
Outro desempenho do Tempest 650 que, graças às características do casco em V profundo, mostrou ser muito bom, foi a curvar agarrando-se bastante à água, com muita segurança e adornando ligeiramente apoiado pelos tubos na água.  
Ensaiámos igualmente a velocidade de cruzeiro. E esta depende sempre das condições do mar. Como ele estava durante o teste, navegámos numa rotação do motor económica às 4.000 rpm e o barco manteve-se numa velocidade interessante de 22/23 nós e que nos pareceu ser uma navegação rápida e boa aquela rotação.
Em conclusão, devemos acentuar a polivalente utilização do Tempest 650 que testámos dá, com a combinação do equipamento standard e os acessórios opcionais que foram montados. 
Um semirrígido a partir dos 6,50 metros de comprimento, começa a ser um 4x4 do mar, com capacidade de enfrentar com segurança as mais difíceis condições do mar.
A disposição dos bancos e a elevada capacidade de arrumação do Tempest 650, não deixando nada no convés, permite navegar com comodidade e chegar a terra com tudo seco, depois de uma jornada com mau tempo e o mar mais agitado.
Quanto à motorização, acreditamos que o Yamaha F130A conjuga-se perfeitamente com este modelo Capelli. 
antero4 4 
Preço barco/motor: A partir de 35.000 € + IVA
Importadores e Distribuidor
Porti Nauta Grupo Angel Pilot
Telm: 91 799 98 70 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Parchal – Lagoa
www.angelpilot.com
Yamaha Motor Europe N.V. Sucursal em Portugal
Rua Alfredo da Silva, nº 10 - 2610-016 Alfragide
Tel.: 21 47 22 100 Fax: 21 47 22 199  www.yamaha-motor.pt