barra-nautica

 

akzonobel

Inauguradas Novas Instalações da Sopramar em Lagos

1 sop hpCom um impressionante acreditar no futuro, a Sopramar inaugurou no passado dia 16 de Abril, as novas instalações do seu estaleiro, o Centro Náutico de Lagos, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.
O momento da inauguração, que teve também a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagos e altos quadros da Marinha e outras individualidades, foi o culminar de um sonho que alimentou durante muitos anos Ercília Pereira, seus filhos Pedro e Sandra e o genro Hugo Henriques. 
Começaram com um pequeno estaleiro de assistência a barcos de pesca junto à Docapesca de Lagos e assim que iniciaram a assistência às embarcações de recreio, principalmente a veleiros, foram crescendo, graças à oferta de assistência de variadas especialidades e no fim à excepcional qualidade dos serviços prestados. Naquela altura, torneiro-mecânico, carpintaria naval, mecânica, pintura e electricidade, com docagem em seco, era um serviço náutico já muito especializado e com muito pouca oferta.
2 sopOs primeiros a aperceberem-se da elevada capacidade de resposta dos serviços requisitados à Sopramar, foram os veleiros estrangeiros que chegavam a Lagos a necessitar de qualquer reparação. Hugo Henriques e Pedro Pereira, aprenderam tudo o que fosse necessário fazer ou contratavam os técnicos necessários para responder a qualquer pedido de assistência. A manutenção de um veleiro de recreio está no topo da assistência. E depressa se soube na Europa que em Lagos havia um estaleiro com capacidade de resposta para qualquer tipo de avaria. Começaram a chegar barcos, principalmente do norte da Europa e passou-se a fazer marcações para atender todos. Hoje já vêm também do outro lado do Atlântico.
A Sopramar foi-se especializando cada vez mais, sempre equipada com os melhores e mais modernos equipamentos. Ao fim de uns tempos, já fazia a reparação de osmose, tratar da fibra de vidro & gelcoat, polimento, watermaker, rigging, fabricação de inox e electrónica. Com um pórtico de 50 toneladas no estaleiro, tem também o serviço de um pórtico de 300 toneladas.    
Assim, para ampliar a sua área de parqueamento, a Sopramar acabou por adquirir o espaço de outros dois estaleiros que se encontravam mesmo ao lado e acabou por ter lugar para 150 barcos, dos quais 80% veleiros e outros tantos 80% de clientes estrangeiros.
Mas Ercília Pereira, filhos e genro queriam ter um Centro Náutico com as mais modernas e bem apetrechadas instalações existentes na Europa. Assim com um investimento total de 2.404.823,65 € lançaram-se na criação de um pólo completo de serviços para os Nautas que navegam ao longo da nossa costa e visitam Portugal.
O Centro Náutico de Lagos beneficia de uma das mais privilegiadas localizações a nível europeu no âmbito da navegação, sendo o primeiro porto seguro da Europa para quem navega do Atlântico Sul e Ocidental, é ainda o ultimo porto para quem navega do Mar Mediterrâneo para todo o Atlântico.
3 sopAs instalações têm no mesmo edifício todas as oficinas especializadas, bar e restaurante, bem como salas para cursos, reuniões e quartos para skippers que prefiram ficar no Centro Náutico em vez de num hotel. Tem ainda uma loja náutica com todo o material e equipamento náutico necessário, motores e electrónica. Para servir esta loja foi montado no 1º andar uma nave com todos os acessórios e equipamentos, que passarão a ser distribuídos por robôs computarizados. 
Quanto à capacidade para embarcações passou a ter 240 lugares, também controlados por computador, para não se perder tempo à procura de cada barco.

 

Lomac