barra-nautica

 

akzonobel

Livro “A Vela em Angola desde os Seus Primórdios”

livro angolaFoi apresentado, no passado sábado dia 21 de Junho, na Associação Naval de Lisboa, o livro “A Vela em Angola desde os seus Primórdios”, coordenado por Domingos Borralho, um livro histórico que conta em texto e mostra em fotografias o desenvolvimento da vela em Angola ao longo de seis gerações.

Este livro transcende os habituais livros de recordações que se baseiam apenas na memória de quem escreve.
O objectivo deste livro está perfeitamente descrito no seu Prefácio “ A conquista da posição cimeira na vela de competição ao nível nacional em que Angola estava, e longe de todos os centros, foi um trabalho árduo, penoso e moroso, cuja história não pode perder-se nem os seus pioneiros podiam ficar no esquecimento”.
A solução foi despoletar a memória comum e reunir a colaboração de muitos dos protagonistas velejadores e campeões, para que ninguém ficasse esquecido.
O livro conta como se começou a fazer vela de competição em Angola, muito especialmente em Luanda e como se fundaram os primeiros clubes náuticos para usufruírem das excepcionais condições da baía.
Depois de anos quase sem actividade, Angola começa a firmar-se como potência da vela em África.  
Este livro não esquece os pioneiros e é dedicado a todos os que deram e continuam a dar a sua contribuição ao desporto da vela em Angola.


 

 

Lomac