barra-nautica

 

akzonobel

Teste Jeanneau Cap Camarat 7.5 DC / Motor Yamaha F250

Canma75Cada Vez Mais Conforto e Polivalência. 
Quando os projetistas da Jeanneau desenvolvem um novo modelo, mostram sempre um especial cuidado que barco criado corresponda perfeitamente ao programa pré-estabelecido para essa embarcação e que ela depois de entregue ao cliente o satisfaça no máximo. Por isso as embarcações são cada vez mais polivalentes e com um desempenho performante e confortável.

A Nautiser/Centro Náutico, importador para Portugal das embarcações a motor do estaleiro francês Jeanneau, proporcionou-nos um teste ao Cap Camarat 7.5 DC equipado com um motor Yamaha F250, que serviu bem para confirmar o que pensávamos deste modelo.

 

A Gama Cap Camarat Day Cruiser

A gama Day Cruiser que a Jeanneau desenvolveu vai ainda mais ao encontro duma faixa do mercado que pretende que uma embarcação desportiva ofereça também a possibilidade de pernoitar, passar um fim-de-semana a bordo e fazer um pequeno cruzeiro costeiro, com a maior comodidade.

A linha DC apresenta duas embarcações cabinadas, os modelos 7.5 DC e 6.5 DC, barcos com o mesmo design, estilo e características.
As cabinas dispõem de camas para dormir e são muito luminosas, com janelas laterais e no tecto. Têm também iluminação no interior.
Estas embarcações foram concebidas para atracar de proa nos pontões, por isso têm um degrau à proa no varandim, uma passadeira em madeira sobre o convés à frente, passagem pelo pára-brisas que se abre ao meio e escada para entrar para o poço.
A porta da cabina incorpora os degraus e corre para o posto de pilotagem, para abrir.
São barcos com várias inovações, uma delas é o bimini que fica guardado, depois de recolher, à popa num compartimento com dobradiças e tampa.
Todos os modelos têm o piso em madeira, para oferecerem maior conforto.
Existe uma tampa para permitir a passagem entre as duas plataformas de popa que vai guardada num encaixe atrás.
Ambos podem montar um solário no poço.

 

Cap Camarat 7.5 DC

Neste modelo, o pára-brisas é larguíssimo e prolonga-se até atrás ao banco da popa, protegendo bem todo o interior do barco. 

O piloto dispõe de um banco duplo estofado.
O poço foi concebido para oferecer o maior conforto e permitir uma utilização diversificada, tanto nos passeios familiares como para actividades desportivas, como a pesca, o mergulho e o ski.
Por isso, o poço tem um banco em U com os estofos amovíveis e com encostos estofados à volta, e tem ainda encosto para relax a bombordo, onde fica também um lavatório com tampa o qual está junto à entrada para a cabina. Ao meio pode-se montar uma mesa de piquenique.
De realçar que no interior do poço o barco é bastante alto até ao pára-brisas, oferecendo muita segurança em andamento.
Para dormir, a cabina tem uma cama de casal e uma terceira cama simples. A cabina dispõe ainda de um wc, fechado e com porta.
Para arrumações, o banco no poço à popa tem um enorme porão e dispõe ainda de locas laterais.

 

Motor Yamaha F250

É o novo Yamaha de 250 HP que, dispondo de 4.169 cm3 de cilindrada, 6 cilindros em V, apresenta grande redução de peso e entrega de potência. Isto deve-se aos novos materiais e tecnologias que são aplicados na construção dos novos blocos motores V6, em especial as camisas fundidas em plasma e as paredes dos cilindros micro-texturizadas, para criar menos fricção com os pistons.

Este motor comporta igualmente uma série de sistemas e todas as tecnologias de ponta da Yamaha, como a grande válvula de admissão, a árvore de cames variável, a injecção multiponto e ainda outras, que resultam em elevadas performances, economia, conforto e oferecem a mais silenciosa operação e isenção de vibrações.
Entre outras tecnologias de ponta da Yamaha, o F250 incorpora o sistema VTC, afinação de árvore de cames variável que aumenta o binário a baixa e média rotação, sistema com duas câmaras de escape e sistema de injecção EFI.
O F250 tem o novo sistema digital de manómetros em rede Yamaha, com o sistema de controlo drive-by-wire.
O motor dispõe da maior bobine de iluminação/alternador, de 12V – 70A, para servir convenientemente todos os equipamentos de iluminação e acessórios montados na embarcação.

 

No Teste, Destaque Para o Arranque e Aceleração

O Cap Camarat 7.5 DC é um barco possante, que pesa 1.350 Kg. Em virtude disso, começamos por salientar no arranque, a elevada aceleração que o F250 impôs, pois o barco em 1,76 segundos já estava a planar.

Em seguida, confirmámos a capacidade explosiva do F250 no teste de aceleração até às 5.000 rpm, graças à qual, em apenas 6,73 segundos atingimos os 33 nós.
Estas performances são ainda mais de realçar, devido ao tipo de casco da linha Cap Camarat com um V profundo, que agarra mais os barcos à água. Também por isso no mínimo de velocidade a planar, o barco não baixou dos 12 nós às 2.500 rpm.
Quando acelerámos ao máximo, atingimos os 39,8 nós, às 5.800 rpm, uma performance muito boa com este conjunto.
Quanto à velocidade de cruzeiro, às 4.500 rpm, foi de 26,6 nós.
O desempenho do barco a curvar e a cortar a ondulação, em certas zonas com a água um pouco agitada, mostrou a característica marinheira dos cascos Cap Camarat, muito seguro nas curvas e proporcionando bastante conforto. Também a deflectir a água para fora e bem atrás, mesmo nas curvas, nunca salpicou para dentro e no fim o barco estava seco no interior.

 

 

 

Características Técnicas

Comprimento

7,35 m

Comprimento do casco

6,95 m

Boca

2,54 m

Calado

0,50 m

Peso

1.500 kg

Depósito combustível

200 L

Depósito água doce

50 L

Potência máxima

300 HP

Motor

Yamaha F250

Preço barco/motor (versão base) c/ IVA

69.750,00€

 

Importador/Distribuidor

Nautiser – Centro Náutico, S.A.

Estrada Nacional 252 – 2950-402 Palmela Tel.: 21 23 36 820  Fax: 21 23 33 031

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. www.nautisercentronautico.pt

Yamaha Motor Portugal

Rua Alfredo da Silva, nº 10 – 2610-016 Alfragide

Tel.: 21 47 22 100 Fax: 21 47 22 199  www.yamaha-motor.pt

 

 

Performances

Tempo de planar

1,76 seg.

Aceleração

33 nós 6,73 seg  às 5.000 rpm

Velocidade máxima

39,8 nós  às 5.800 rpm

Mínimo a planar

12 nós às 2.500 rpm

3.000 rpm

15,5 nós

3.500 rpm

19,5 nós

4.000 rpm

23,9 nós

4.500 rpm

26,6 nós

5.000 rpm

33 nós

5.500 rpm

37 nós

 

 

 

 

 

 

Lomac