akzonobel

DGRM apresenta conclusões da 81ª sessão do Comité de Proteção do Ambiente Marinho na IMO

53 dgA DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, representaram Portugal na 81.ª Sessão do Comité de Proteção do Ambiente Marinho (MEPC 81), o fórum de discussão dos assuntos que vão moldar o futuro do Transporte Marítimo nos próximos anos, na componente de proteção do meio marinho.

Porto de Setúbal reforça que setor das eólicas e offshore é prioridade

53 setubalO Porto de Setúbal esteve presente na WindEurope 2024, em Bilbao, naquele que é considerado o maior evento europeu da indústria eólica on-shore e offshore e respetiva cadeia de valor. Entre 20 e 22 de março, mais de 12 mil profissionais do setor puderam assistir a cerca de 40 conferências e ouvir 250 palestrantes, ficando a conhecer as principais novidades do mercado eólico, a nível europeu e mundial.

APSS instala Sistema de Energia Solar

54 apssA APSS - Administração dos Portos de Sesimbra e Setúbal, S.A. instalou um Sistema Solar Carpark no parqueamento do seu edifício sede, constituído por um conjunto de 132 painéis solares fotovoltaicos monocristalinos, destinado à produção de energia elétrica para autoconsumo. Uma intervenção que se enquadra na resposta aos desafios estratégicos de descarbonização e transição energética da empresa.

Portos de Lisboa e de Setúbal assinam parceria com Porto de Santos para promover a inovação

mar 3 hpOs Portos de Lisboa e Setúbal assinaram com o Porto de Santos, do Brasil, um protocolo de colaboração que visa a promoção da inovação portuária e intercâmbio técnico e científico, nomeadamente em áreas como a descarbonização e a digitalização.

DGRM realizou 1.842 inspeções no setor marítimo-portuário em 2023

53 dgrmA DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, realizou em 2023, um total de 1.842 inspeções no setor marítimo-portuário, ou seja, mais 15% de ações, comparativamente a 2022, em que foram realizadas 1.598 inspeções.

PSA SINES reforça investimento no Terminal de Contentores de Sines

53 psaA PSA Sines, operador de terminal em Portugal, deu o seu primeiro passo em direção ao equipamento de parque totalmente automatizado com a chegada de seis novos pórticos de parque totalmente automatizados (aRTG - AUTOMATED RUBBER TIRED GANTRY CRANES).

DGRM homologou cursos da EMA-Escola do Mar dos Açores

53 acores A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) homologou os cursos da Escola do Mar dos Açores (EMA) para formação especializada na condução de embarcações de salvamento e de atualização em condução de embarcações de salvamento (exceto rápidas).

PSA Sines expande capacidade e recebe dois novos pórticos

54 porticosDois mega pórticos de cais Ship-to-Shore (STS) chegaram à PSA Sines ontem, dia 5 de dezembro de 2023. Os novos pórticos serão adicionados aos dez pórticos Super Post-Panamax existentes, permitindo que a PSA Sines opere os maiores navios portacontentores atualmente em operação na Península Ibérica.

Porto de Setúbal implementa estratégia "HUB2GREEN Setúbal"

apss1 foto1A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a AISET - Associação Industrial da Península de Setúbal e a aicep Global Parques, realizaram dia 29 de novembro a quinta edição do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, que foi dedicado ao tema “As Novas Indústrias: Inovação e Logística”.

 

Lomac