akzonobel

Produtora nacional de torres eólicas aposta na inovação tecnológica

1 asmASM Industries investe em novos equipamentos para o setor oceânico no valor de 4 milhões de euros.
A ASM Industries aposta na inovação tecnológica para a produção de torres eólicas e estruturas para utilização offshore (em pleno mar) com a recente aquisição de novos equipamentos de soldadura e calandragem, que representam um investimento de quatro milhões de euros. Este valor engloba o design, a fabricação, a instalação e a concessão do equipamento avançado de automação, bem como a formação técnica.
«Este investimento está na linha da nossa estratégia de crescimento, já que fomenta a capacidade de produção e reforça o nosso posicionamento no setor da energia eólica, o que contribui ativamente para o desenvolvimento de uma indústria nacional sustentável, renovável e marítima», salienta Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries.
O início do funcionamento destes novos equipamentos está previsto para o último trimestre do ano, o que permitirá à ASM Industries aumentar a sua capacidade para fabrico de fundações offshore ainda em 2017. Adelino Costa Matos salienta a experiência e qualidade de fabricação de estruturas tubulares para fundações offshore desenvolvidas pela empresa internacional fornecedora, Pemamek.
Para além das duas novas linhas de produção a ASM Industries adquiriu ainda uma nova calandra, máquina de curvar chapa, com capacidade máxima de 150mm, uma das maiores da Europa, posicionando-se assim com um dos principais players internacionais. 
A curto prazo, a ASM Industries pretende diferenciar-se também na área das energias oceânicas, através do aumento da produção de torres eólicas e fundações offshore, apostando num novo negócio, com a designação ASM Marine Structures. «Esta nova área engloba a gestão de projetos e engenharia, e envolve a construção de nova unidade exclusiva para a modalidade offshore. O projeto prevê um investimento de cerca de 25 milhões de euros, já aprovado pelo programa Portugal 2020», acrescenta o CEO da ASM Industries.
A ASM Industries, subholding do Grupo A. Silva Matos, é uma estrutura empresarial exclusivamente familiar. O Grupo teve origem em 1980, quando Adelino Silva Matos fundou, com a esposa, Edite da Silva e Costa Matos, a A. Silva Matos Metalomecânica Lda., especializada em equipamentos em aço para as indústrias do gás, alimentar, petroquímica, entre outras. Hoje, a subholding da área das energias renováveis, a ASM Industries é administrada por Adelino Costa Matos, o mais novo dos três filhos do fundador.
Atualmente o Grupo ASM é constituído por mais de 20 empresas, localizadas em vários países, totalizando cerca de 450 colaboradores e faturando cerca de 50 milhões de euros. O grupo é constituído por três unidades de negócio/subholdings, independentes, criando valor em cada setor de atividade onde estão inseridas.

 

Lomac