Sines iniciou a operação com Super-contentores

terminal sines hpUm dos maiores porta-contentores do Mundo, o MSC Zoe, encostou no passado dia 11 de Agosto ao Terminal XXI de Sines, dando início ao desenvolvimento deste novo terminal que está vocacionado para receber muitos mais destes navios, logo que o Canal do Panamá for inaugurado.
Na sua viagem inaugural, vindo de Hamburgo, o MSC Zoe, da companhia MSC, a mesma que comprou recentemente a CP Carga, tem 395,4 metros de comprimento, 59 metros de largura e carrega o equivalente a 19.220 contentores de 20 pés de comprimento. A companhia tem mais dois navios com a dimensão do Zoe. 
Após a operarão de acostagem, o MSC Zoe ocupou praticamente metade da frente do cais do Terminal XXI de contentores de Sines que tem atualmente um cais com uma frente de aproximadamente 940 metros é operado por nove pórticos gigantes e está concessionado ao operador de Singapura, PSA. Tem uma área de armazenagem com 36,4 ha que permite disponibilizar uma capacidade total de 1.700.000 TEU por ano. Designa-se por TEU o tamanho padrão de um contentor de 20 pés de comprimento.
Estes super porta-contentores encostam facilmente ao porto de Sines em virtude da profundidade junto ao molhe de acostagem ter mais de 17 metros, o mínimo exigido para estes navios gigantes.
Já se está a proceder ao alargamento lateral da plataforma do Terminal XXI, para aumentar a sua capacidade para 2,1 e 2,5 milhões de TEUS, porque a área actual deve ficar esgotada já este ano.terminal sines1
Devido a esta situação, o concessionário PSA Sines vai aproveitar a zona lateral norte, com a construção de um novo cais acostável destinado a navios de dimensão mais pequena, que irão alimentar a carga adicional que os grandes porta-contentores vão transportar para outros. 
Este novo cais terá uma frente acostável de 200 metros, o que fará aumentar a capacidade máxima da plataforma de contentores de Sines até aos 2,5 milhões de TEUS.
O Terminal XXI tem vindo a ser utilizado, para além da MSC pela dinamarquesa Maersk, outra grande companhia global de transportes marítimos, proprietária do Emma Mærsk, com 397 metros de  comprimento e de mais sete navios com as mesmas características.
Para já o objectivo destas companhias é desenvolver a actividade de transporte de contentores entre Sines e Madrid. Para isso, as duas actuais linhas ferroviários terão que duplicar e o terminal de contentores de Sines passará a ser servido por quatro linhas de comboio.
Depois de Sines o MSC Zoe seguiu para o Canal de Suez, em direcção a Singapura e depois terminará na China, numa viagem de 75 dias. 
Até agora, o problema de Sines tem sido a pressão do “lobby” do cimento, que pretende fazer outras obras, na Trafaria ou no Barreiro e pretende construir ali portos de águas profundas. Por causa deles ainda não se construiu o que falta a Sines uma linha de caminho de ferro até à fronteira. 
Há poucos portos de águas profundas na Europa. Portugal já tem um porto natural em Sines, com profundidades que chegam aos 50 metros, à saída do molhe Norte. Não precisamos de mais nenhum a concorrer com ele à distância de 100 milhas.
Apenas precisamos de um Governo que rapidamente deixe de ir na conversa dos “cimenteiros”.