akzonobel

Polícia Marítima apreendeu 100 quilos de meixão no Tejo

meixao hpNo passado dia 24 no rio Tejo, a Polícia Marítima fez a apreensão de 100 quilos de meixão, as enguias ainda juvenis, durante uma operação de controlo e fiscalização desta pesca ilegal.

Durante a operação, foram também apreendidas oito redes de pesca, com cerca de 80 metros cada uma, referiu a Polícia Marítima em comunicado.
"No interior das redes foram recuperados e devolvidos às águas do rio, cerca de 100 kg de meixão, alvo principal dos pescadores furtivos, que com redes de malha fina se dedicam à sua captura proibida", acrescenta.o comunicado
O meixão ou angula é conhecido por alguns como o caviar português, é vendido a 600 euros o quilo e pode custar mil euros nos restaurantes espanhóis, onde é considerado uma iguaria de luxo.
A operação de fiscalização envolveu 10 elementos da Polícia Marítima, apoiados por duas embarcações e uma viatura.
O meixão tem a forma típica da enguia, mas o corpo é transparente e bastante pequeno, medindo entre 4 e 5 centímetros. Nasce no mar dos Sargaços, no meio do Atlântico, e viaja depois até aos rios europeus. E no Outono, as enguias adultas partem dos rios para o mar dos Sargaços, onde desovam a profundidades elevadas.
Após subirem à superfície, as larvas das enguias começam a ser arrastadas pela corrente quente do golfo do México até às costas europeias, numa viagem de aproximadamente dois anos até chegarem aos rios, morrendo entretanto cerca de 80%.
Durante a migração, a enguia-de-vidro, como é chamada por ser transparente, não se alimenta e a viagem até à costa europeia é feita à deriva. Só após essa longa viagem, que chega a atingir os 7500 quilómetros, é que a angula começa a ter capacidade autónoma de movimentação.
É também nessa fase, quando o meixão chega aos rios, que a pesca ilegal se inicia e se impede que a enguia se torne adulta. O meixão capturado, além de já não entrar na cadeia alimentar dos outros peixes, não atinge o estado adulto e jamais regressará ao mar dos Sargaços para desovar.
A sobre-pesca dos juvenis aparece assim como uma das principais ameaças à continuidade da espécie.
Ao chegar aos rios, os juvenis da enguia penetram até às zonas limpas, onde ficam durante 7 a 15 anos, até regressarem ao mar dos Sargaços, já adultos, para reproduzirem. Nenhuma enguia regressa.
Felizmente a angula não entrou no hábito alimentar dos portugueses, que a preferem comer bem adulta e cozinhada das mais variadas maneiras.  

 

Lomac