akzonobel

Beta-i e Fórum Oceano abrem open call global para acelerar 80 startups em portos atlânticos

3 foO projecto “Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network” (www.aspban.eu), liderado pela consultora de inovação colaborativa Beta-i e co-liderado pela Fórum Oceano, está à procura das startups europeias mais inovadoras na área do Economia do Mar, para se juntarem ao seu programa de aceleração.
As 80 startups selecionadas terão a oportunidade de participar num programa gratuito e customizado, que visa impulsionar os seus negócios e fomentar a colaboração no seio do ecossistema europeu de inovação dos Portos Atlânticos.
 
Na prática, o programa de aceleração vai alavancar o desenvolvimento das soluções e dos modelos de negócio selecionados, fomentando a colaboração entre as startups e as dezenas de portos envolvidos no projeto. A iniciativa é composta por workshops semanais sobre temas relacionados com a adequação da solução ao mercado, a colaboração no âmbito da Economia Azul, Métricas, Implementação e Escala, entre outros, bem como por sessões de mentoria com especialistas. A cada dois meses, será organizada uma sessão de pitch, onde startups poderão também apresentar a sua solução a investidores, portos e stakeholders relevantes europeus e norte-americanos da rede AspBAN, que conta já com mais de 135 parceiros e encontra-se em constante crescimento.
 
Este programa pretende reforçar e promover a inovação no ecossistema azul europeu, com um claro enfoque na sustentabilidade. Como tal, as candidaturas estão abertas a startups de todo o mundo que sejam capazes de implementar soluções sustentáveis nos países abrangidos pelo projeto AspBAN (Portugal, Espanha, França, Irlanda), que tenham já um protótipo inicial e estejam prontas para angariar investimento.
 
"O programa de serviços de aceleração vai levar as startups a uma imersão profunda no ecossistema europeu de inovação dos Portos do Atlântico. Implicará a partilha de conhecimentos específicos, aproximando startups e investidores. Além disso, permitirá às startups ligarem-se a outras scale-ups e PMEs no universo dos Portos do Atlântico", explica Ana Pinela, coordenadora do projeto na consultora de inovação Beta-i. "Estamos à procura de startups inovadoras, cujas soluções possam contribuir para impulsionar a digitalização e melhorar a eficiência operacional, a transição verde e o impacto positivo na obtenção de métricas de sustentabilidade dos portos atlânticos. Ao mesmo tempo, queremos que contribuam para a criação de novas empresas para trabalharem em conjunto com os portos, uma vez que o AspBAN visa dar início a um ecossistema dinâmico de aceleração de startups, onde os portos atlânticos da UE funcionarão como hubs de inovação de economia azul", acrescenta Ana Pinela, revelando que mais de 35 Portos do Atlântico, estimulados pelos parceiros do projeto AspBAN, já identificaram os principais desafios de inovação.
 
O programa de serviços de aceleração do AspBAN é gratuito e as startups podem candidatar-se até ao próximo dia 15 de outubro. Para mais detalhes, é possível consultar o programa: Projecto AspBAN 2021 - Rede de Aceleração Azul dos Portos Inteligentes Atlânticos Financiado pelo EMFF - European Maritime and Fisheries Fund e aprovado no âmbito do concurso “Cross sectoral development of innovative port clusters in the Atlantic: Developing a blue accelerator scheme for Atlantic ports”, o AspBAN conta com os altos apoios institucionais das Nações Unidas, através do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para o Oceano, o Embaixador Peter Thomson, e do Governo português, através do Ministro de Estado, Economia e Transição Digital de Portugal, Pedro Siza Vieira. 

 

Lomac