DGRM participa em missão internacional de fiscalização no mar

4 dgrmInspetores da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) estão a participar numa missão internacional de fiscalização das atividades no Mar, no âmbito do Plano de Ação Conjunta das Águas Ocidentais Sul (JDP SWW), coordenado pela Agência Europeia de Controlo das Pescas (EFCA) e realizado com base numa equipa mista daquela agência europeia, em conjunto com inspetores de Portugal e de Espanha.
A missão foi iniciada em águas espanholas e já decorre há 12 dias. Está a ser utilizado um navio patrulha do Reino de Espanha, o ARNOMENDI, que está neste momento em águas da União Europeia sob jurisdição nacional, integrando a equipa inspetiva a bordo dois inspetores portugueses e dois inspetores espanhóis.
 
Foram já realizadas 17 inspeções no Golfo de Cádis, ICES 8c, e em águas nacionais, tendo-se verificado infrações em três navios, duas das quais graves. As infrações estão relacionadas com pesca em zona proibida, obstrução à atividade dos inspetores e incumprimento de registo e transmissão de Diário de Pesca Eletrónico.
 
O planeamento das ações de fiscalização e o nível de risco dos navios tem sido efetuado em articulação com o Centro de Controlo e Vigilância da Pesca de Portugal (FMC-PT). «O trabalho a bordo, por períodos de 12 a 14 horas, tem sido muito produtivo, sendo igualmente de realçar o bom ambiente e a colaboração entre Inspetores e Guarnição do navio», segundo comunicado da DGRM.