akzonobel

Concluída em Sines a Junção do Cabo Submarino de Fibra Ótica que Liga a Europa e a América Latina

caboA instalação marítima do cabo transatlântico EllaLink foi concluída, no passado dia 4 de março em Sines, tornando esta cidade como o elo de rede entre a Europa e a América Latina.
O EllaLink foi implementado no âmbito do projeto do Consórcio BELLA, Building the Europe Link to Latin America e vai possuir quase 10.000 km de extensão, e capacidade para transmissão de dados até 100Gbs/segundo, uma velocidade 10 vezes superior aos atuais 10Gbs/segundo. Uma capacidade que vai permitir dar resposta às crescentes necessidades de partilha e colaboração transatlânticas das comunidades de investigação e ensino da Europa e da América Latina nos próximos 25 anos.
Após a junção, foram efetuados testes de conectividade e potência e posteriormente foi anunciada a conclusão oficial da instalação marítima EllaLink.
O comissionamento da rede encontra-se em curso e, em breve, os centros de dados em Sines, Lisboa e Madrid estarão conectados a Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.
Recorde-se que a empresa EllaLink tinha anunciado a 6 de janeiro a ancoragem do seu sistema de cabos submarinos em Sines, a partir de onde se estabelecerá a ligação da Europa à América Latina.
Esta foi uma operação de um investimento de 150 milhões de euros, sendo que o cabo deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre deste ano, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes entre os dois continentes.

 

Lomac