Stakeholders do Porto de Setúbal: Confiança e dinamismo em 2021

lisnaveEm ano ainda marcado pela pandemia, os Stakeholders da Comunidade Portuária de Setúbal têm respondido com confiança e dinamismo, realizando avultados investimentos no desenvolvimento das suas atividades, criando valor ao porto e à região, como é o caso mais recente da Lisnave.

Fórum Oceano e Governo Regional da Madeira assinam protocolo

3 madeiraA Fórum Oceano e o Governo Regional da Madeira assinaram no passado dia 8 de junho um Protocolo de Cooperação para promover a inovação empresarial e a atração de investimento, contribuindo para a afirmar a Região Autónoma da Madeira como Região business friendly na dinamização da Economia Azul Sustentável.

DGRM vai avançar com última fase da navegabilidade do Rio Guadiana

guadianaEm sessão presidida pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, foi hoje dado um passo decisivo para a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) avançar com o projeto de navegabilidade do troço Pomarão–Mértola no rio Guadiana.

Porto de Setúbal contribui para oceanos mais limpos

1 oceanoO Porto de Setúbal está a criar medidas para a redução da poluição dos oceanos com a aplicação de incentivos no tarifário para o tratamento e valorização integral de todos os tipos de resíduos gerados pelos navios durante as suas jornadas no mar, a vigorar já no início de 2022. Estas medidas constam de taxas fixas pelo tratamento de todos os resíduos dos navios, incentivando os armadores a aderirem a esses serviços.

Lagos recebe certificação de Estação Náutica

lagos3O Município de Lagos recebeu a certificação de Estação Náutica pela comissão avaliadora do Fórum Oceano e passando assim a integrar a rede das 26 Estações Náuticas de Portugal. Esta certificação surge após um amplo trabalho desenvolvido por um conjunto com diferentes entidades e um conjunto muito alargado de parceiros.

MSC Cruzeiros anuncia próxima fase de recomeço da indústria

1 mscOs cruzeiros a partir do Reino Unido recomeçaram ontem, depois de uma suspensão de 14 meses, com a partida do MSC Virtuosa do porto de Southampton para um cruzeiro de quatro noites que marca o início da sua temporada inaugural no mar.

Nova linha de cruzeiros Ambassador Cruise Line confia à Garland atendimentos portuários em Portugal

garlandUma nova linha de cruzeiros está a chegar ao mercado britânico. A Ambassador Cruise Line afirma que é a primeira nova linha de cruzeiros britânica desde 2010. Portugal, mais especificamente Lisboa, Porto e Madeira, será ponto de paragem de alguns itinerários da Ambassador Cruise Line e a Garland foi a agência de navegação escolhida para atender os navios da operadora.

APSS investe na melhoria da eficiência energética

apA APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA continua a investir em trabalhos de renovação e de melhoramento da eficiência energética dos sistemas de iluminação nos portos de Setúbal e de Sesimbra, cumprindo o estabelecido do PAO (Plano de atividades e Orçamento) de 2021 e em linha com o Projeto ECO-AP (Melhoria Energética na Administração Pública).

Sines e Leixões parceiros no reforço da cibersegurança

1 leixoesOs portos de Sines e Leixões viram aprovada uma candidatura conjunta no âmbito da 2020 CEF Telecom Cybersecurity Call no valor de 655 mil Euros. O Projeto MÉTIS prevê o desenvolvimento de uma série de ações no âmbito da cibersegurança, com o objetivo de melhorar o awareness e a resiliência a ciberataques, preservando, desta forma, duas infraestruturas críticas para o sistema portuário nacional.