Pandemia impacta saúde dos oceanos

mascarasO lixo resultante da Covid-19 leva-nos a levantar a voz, pelas formas que ninguém quer ver no mar. Este foi um “Open Call” da MEO que serviu para que todos os shapers submetessem os seus projetos de pranchas de surf feitas a partir do desperdício gerado pela Covid-19.

COP26: 95 especialistas em ciências marinhas pedem ação climática baseada no Oceano

mar 3 hpNa reunião que decorre hoje, os chefes de estado e de governo que constituem o Painel do Oceano (“Ocean Panel” ou “High Level Panel for a Sustainable Ocean Economy”) vão lançar o seu “Leaders Statement” e, em paralelo, será também lançado o Apelo Científico assinado por 95 cientistas de renome mundial que constituem o Grupo de Especialistas do Painel do Oceano.

Cientistas apelam ao Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas para salvar o anequim

mar 3 hpMais de 40 especialistas e investigadores de tubarões de diversos países da União Europeia (UE) enviaram uma carta pública ao Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, exigindo medidas cruciais e decisivas para recuperar e proteger o anequim, uma das espécies de tubarões mais ameaçadas do Oceano Atlântico.

Comissão Europeia premeia Merlin com 21 milhões de euros para recuperar ecossistemas de água doce

1 merlinO consórcio Merlin, que agrega 44 parceiros europeus que procuram soluções novas e eficazes para recuperar as funções dos ecossistemas de água doce, como a melhoria da retenção de inundações e o armazenamento de dióxido de carbono, acaba de receber 21 milhões de euros da Comissão Europeia para pôr em prática um conjunto alargado de ações.

Crias de tartarugas avistadas no Ocean Cay MSC Marine Reserve

1 tartarugasDesde agosto, a MSC Cruzeiros tem tido a possibilidade de ver centenas de crias de tartarugas marinhas a fazer o seu caminho até ao mar a partir de vários ninhos que surgiram na Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privada da Companhia nas Caraíbas.

Software de análise de intervenções costeiras aplicado a nível nacional

molheO COAST, software integrado de análise custo-benefício de intervenções costeiras desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA), vai ser aplicado a três trechos da costa portuguesa de alta vulnerabilidade à erosão. A aplicação do software decorre no âmbito do projeto COAST4US, financiado pelos EEA Grants Portugal, ao abrigo do programa Crescimento Azul. A 25 de maio, o projeto será apresentado numa sessão online.

Fluviário de Mora apresenta painéis interativos sobre sons de peixes

moraO Fluviário de Mora voltou a abrir as portas a 6 de abril, depois de sucessivas semanas encerrado devido à situação pandémica, e a sua exposição permanente inclui “Sons dos Peixes” produzida no âmbito do projeto de investigação “Deteção de Peixes Invasores em Ecossistemas Dulciaquícolas através de Acústica Passiva - Sonicinvaders”, liderado pelo polo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ( Ciências ULisboa) do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Pedro Félix coordena projeto Newcumber - Os pepinos do mar

pepinoOs pepinos do mar - espécies de equinodermes ainda muito desconhecidas - cumprem uma importante função ecológica: reciclam a matéria orgânica dos sedimentos e redistribuem nutrientes. O grupo de Pedro Félix, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), é o único atualmente a trabalhar na ecologia e aquacultura de pepinos do mar em Portugal.

Proposta de criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário em Portugal

algarveA Fundação Oceano Azul e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR – UAlg) entregaram hoje ao Governo português uma proposta com vista à criação de uma Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário no Algarve: o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.