akzonobel

Portugal participa em projeto europeu de conservação da enguia

1 enguiaUm grupo de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), que integram o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental participa no SUDOANG, que visa, nos próximos três anos, criar ferramentas para a conservação e recuperação da enguia-europeia (Anguilla anguilla) - em perigo de extinção.
Um dos objetivos do SUDOANG, liderado pelo AZTI, um centro de investigação  do País Basco, é dotar os gestores da área Sudoe (França, Espanha e Portugal) de ferramentas e métodos comuns de avaliação para uma gestão eficaz da enguia-europeia e do seu habitat, reforçando a cooperação entre os três países. Paralelamente, será criada uma rede de monitorização desta espécie emblemática do Sudoeste da Europa, que permitirá melhorar o conhecimento sobre a sua ecologia e o estado da sua população. 
A rede - composta por dez bacias piloto atlânticas e mediterrânicas  -, abrange os rios de Nivelle, Oria, Nalón, Ulla, Minho, Mondego, Guadalquivir, Guadiaro e Ter e a lagoa Bages-Sigean. Outra finalidade do projeto é promover a cooperação entre os agentes envolvidos na gestão da enguia europeia e do seu habitat, melhorando o diálogo, os conhecimentos, as experiências e procurando garantir uma exploração sustentável da espécie, assim como o combate à pesca furtiva e ao comércio ilegal. 
O SUDOANG - no valor de 1,6 milhões de euros - é cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg Sudoe. O projeto, iniciado em março deste ano, engloba dez centros de investigação e universidades e 27 parceiros associados, que incluem gestores locais, regionais e nacionais; organizações não-governamentais e associações de pescadores. 
Em 2007, o Conselho Europeu aprovou um regulamento (CE 1100/2007) que impôs a cada estado membro a adoção de medidas de conservação, no entanto, a enguiaeuropeia não mostrou sinais de recuperação, motivo pelo qual o projeto SUDOANG assume particular relevância. Atualmente, o número de enguias que chegam à costa europeia é apenas 8% do valor observado no início da década de 1980. Esta espécie encontra-se ameaçada pelas alterações climáticas, barragens, poluição, sobrepesca e comércio ilegal.

 

Lomac