akzonobel

Primeiro “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental”

livroO primeiro “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental” coordenado por Maria João Collares-Pereira, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), publicado em 2021, já está à venda.
Os peixes de água doce são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados em todo o mundo. Portugal não é exceção, com mais de 60% das espécies nativas em risco de extinção.
O guia em coautoria com outros investigadores portugueses - Maria Judite Alves, Filipe Ribeiro, Isabel Domingos, Pedro Raposo de Almeida, Luís da Costa, Hugo Gante, Ana Filipa Filipe, Maria Ana Aboim, Patrícia Marta Rodrigues e Maria de Filomena de Magalhães - surge numa altura em que o agravamento das pressões sobre os ecossistemas fluviais em Portugal e em toda a região mediterrânica, devido à destruição de habitats, à introdução de espécies exóticas e às alterações climáticas, entre outras, requer a mobilização de todos. Nele são abordados vários temas, desde os vários tipos de ecossistemas fluviais às características particulares dos peixes que neles habitam e ao valor que possuem no contexto científico, histórico, ornamental e cultural.
“Algumas espécies, como a lampreia-marinha, o sável, a enguia-europeia e o achigã, são bem conhecidas do público; mas muitas outras, como os barbos, as bogas, os escalos que vivem nos nossos rios, são praticamente desconhecidas da maioria dos portugueses. O valor destas espécies é incalculável, uma vez que são em muitos casos exclusivas dos rios ibéricos ou dos rios nacionais, o que reforça a importância da sua divulgação também do ponto de vista da conservação”, conta Maria João Collares-Pereira.
A descrição de todas as espécies nativas residentes, migradoras e visitantes marinhas descritas à data, bem como das espécies exóticas presentes nos rios e albufeiras nacionais, num total de 62 espécies, surge acompanhada de ilustrações científicas da autoria de Claudia Baeta e de Pedro Salgado, sob a forma de aguarelas originais e de mapas de distribuição em Portugal.
“Este guia é uma ferramenta de elevado valor prático e científico para os que se interessam por esta área, incluindo pescadores lúdicos e desportivos, técnicos e gestores ambientais, professores e alunos, para além do público em geral”, conclui Maria João Collares-Pereira.
O primeiro “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental” tem 292 páginas é editado pela Edições Afrontamento e contou com o apoio da Ciências ULisboa e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, através do cE3c e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da ULisboa, da Universidade de Évora, da Biota – Estudos e Divulgação em Ambiente, e da Câmara Municipal de Lisboa – Lisboa Capital Verde Europeia 2020. Enquanto as livrarias não abrem ao público o guia pode ser adquirido nos sites especializados de livros e no site da editora.

 

Lomac