Pedro Félix coordena projeto Newcumber - Os pepinos do mar

pepinoOs pepinos do mar - espécies de equinodermes ainda muito desconhecidas - cumprem uma importante função ecológica: reciclam a matéria orgânica dos sedimentos e redistribuem nutrientes. O grupo de Pedro Félix, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), é o único atualmente a trabalhar na ecologia e aquacultura de pepinos do mar em Portugal.

Proposta de criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário em Portugal

algarveA Fundação Oceano Azul e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR – UAlg) entregaram hoje ao Governo português uma proposta com vista à criação de uma Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário no Algarve: o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.

Inscrições para o 5.º Prémio Octávio Lixa Filgueir

museuOrganizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), o 5.º Prémio Octávio Lixa Filgueiras tem um valor monetário de 2.500 euros e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação inéditos e realizados no âmbito da cultura marítima-fluvial.

Proteger ou permitir que a mineração destrua os fundos marinhos?

fundoFoi hoje publicado o relatório “Numa encruzilhada: o papel da Europa na mineração em mar profundo” da ONG Seas At Risk que expõe a posição e responsabilidades da UE, dos Estados-Membros, do Reino Unido e Noruega na última fronteira da mineração.

Relatório ANP|WWF Tubarões e Raias em Portugal

tubaraoO relatório da ANP|WWF: "Tubarões e Raias - Guardiões do oceano em crise" dão conta que 43% das 117 espécies em Portugal estão ameaçadas.

Investigadores criam Energia a partir das ondas

ondasInvestigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) desenvolveram três dispositivos que, a partir do movimento das ondas, conseguem gerar energia elétrica e o objetivo passa agora por instalá-los em boias oceânicas.

Lagoa de Santo André abriu-se ao Mar

1 andreTodos os anos, a tempo de receber a Primavera, a lagoa de Santo André, tal como a vizinha de Melides e outras pelo país, é aberta ao mar. A operação, que decorreu na lagoa do concelho de Santiago do Cacém, destina-se a melhorar a qualidade da água e a renovar as espécies.

Primeiro “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental”

livroO primeiro “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental” coordenado por Maria João Collares-Pereira, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), publicado em 2021, já está à venda.

Relatório alerta para a perda de biodiversidade em água doce

peixinhosA WWF lançou esta semana o relatório “Peixes Esquecidos do Mundo”, que alerta para a enorme perda de biodiversidade de espécies de água doce. Em Portugal, as populações de sável, lampreia-marinha, salmão e enguia registam já uma diminuição acentuada.