barra_surf.jpg

 

akzonobel

Especial Sea of Portugal/boot2017: Embarcações 100% electro solares

ld l4055 hpA Sun Concept – Solar Boat Builders é uma empresa de construção naval electro-solar resultante da sinergia entre a inovação, design industrial e sustentabilidade.
Nascidos em Olhão, Algarve, procurou inspiração no Parque Natural da Ria Formosa para obter uma visão mais ampla do que poderá ser a simbiose entre as pessoas e a natureza como forma de encontrar respostas para os desafios das alterações climáticas, conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, mobilidade eléctrica harmoniosa, independência energética e da diminuição dos encargos económicos de operadores e das suas famílias.
A primeira resposta é o projeto SunSailer 7.0, uma linha de embarcações electro-solares de 7m, planeada para ser custo-eficiente, adaptável a vários tipos de uso, desde o lazer à utilização profissional para atividades turísticas, serviços de transportes e de apoio às comunidades locais e de apoio à pesca e aquacultura. 
Para 2017 já está a entrar em produção uma nova embarcação electro solar de 12m já com capacidade costeira e de mar alto, adaptável a usos múltiplos, desde o apoio a pescas e aquaculturas, como de serviço a turismo náutico de observação de vida marinha, até ao uso como embarcação de lazer familiar. 
Segundo, João Bastos, direcção comercial, «a Sun Concept é a primeira empresa portuguesa a desenvolver e construir modelos de série totalmente desenhados e otimizados para serem embarcações electro solares eficientes, com garantias de construtor, com preço de mercado estabelecido de forma adequada às necessidades e especificidades de cada sector a que nos dirigimos.»ld l4059
O projeto SunSailer baseia-se no desenvolvimento ao nível da arquitectura e engenharia naval aplicada a embarcações electro-solares e a análise das tendências dos mercados.
«Ao produzirmos embarcações que não utilizem combustíveis fósseis, não emitem gases com efeito de estufa e se deslocam de forma silenciosa e harmoniosa com o meio envolvente e que permitem enormes poupanças ao não gastar combustível, acreditamos que estamos a providenciar ao mercado um leque de soluções muito atractivas para navegar em águas interiores como rias, estuários, rios e albufeiras, quer em lazer ou trabalho, de forma a satisfazer os mais elevados critérios económicos, sociais e ambientais que estão na base do progresso da sociedade», explica o responsável.
Na boot 2017 (21 a 29 janeiro, Dusseldorf, Alemanha) estarão presentes inseridos no projecto Sea of Portugal, onde irão expor o SunSailer 7.0 MT, um modelo adaptável à tipologia de serviços e geografias características da Europa Central. Trata-se de um modelo que pode ser utilizado quer para recreio e lazer como para a prestação de serviços turísticos e/ou de transporte de passageiros em pequena escala. «A combinação entre usabilidade, sustentabilidade e economia é a grande vantagem deste modelo em relação à concorrência. »
Nesta primeira participação, o objectivo da empresa passa por iniciar o seu processo de internacionalização, bem como de auscultação de potenciais parcerias para aumentar a exposição da marca e dos modelos. Irão ter uma tabela de preços especiais para clientes e potenciais parceiros de distribuição. «Nesta feira pretendemos trabalhar a reputação de sermos pioneiros na construção naval eletro solar, consolidar a marca em termos de consistência e confiança e a capacidade de produzir modelos de série com possibilidades de costumização adequadas às necessidades específicas da utilização e/ou constrangimento geográfico», conclui João Bastos.

 

Lomac

 

Mercury