barra-surf1.jpg

 

akzonobel

Vencedores do Longboard Pro Gaia

delpero hpO francês Antoine Delpero e a brasileira Chloé Calmon conquistaram o primeiro lugar no Longboard Pro Gaia, segunda etapa na Europa do Circuito Mundial de Longboard da World Surf League, que hoje terminou na praia de Canide Norte, com ondas excelentes de um metro.
O irmão Delpero mais velho (30 anos) e campeão europeu em título, acabou por vencer a sua segunda etapa consecutiva, mas desta vez não bateu o seu irmão mais novo na final, como em Vieux-Boucau.  
Antoine, que foi um dos atletas mais consistentes e elegantes ao longo destes três dias, teve como adversário na final do Longboard Pro Gaia o bi-campeão mundial Piccolo Clemente (33 anos), do Peru.
Os dois finalistas estiveram muito bem, mas uma onda surfada quase na perfeição, para a direita, que valeu 9,10 pontos a Antoine, fez a diferença para o bi-campeão mundial. Piccolo não deixou de se mostrar satisfeito com o segundo lugar e com as ondas que apanhou, sobretudo porque foi o protagonista de uma das baterias mais disputadas de toda a prova, nas meias-finais, contra o brasileiro Augusto Olinto, o grande destaque dos dois primeiros dias.
Augusto Olinto não deixou de igualar o resultado obtido em Vieux-Boucau no fim de semana passado, batendo nos quartos de final o surfista que o tinha eliminado em França – precisamente o irmão Delpero mais novo, Edouard.
Igualmente em terceiro lugar, nas meias-finais, ficou a grande surpresa desta prova, o japonês Shohei Akimoto, no melhor resultado da sua carreira. 
Akimoto bateu a outra grande revelação da prova nos quartos de final, o jovem francês Martin Coret, que terminou assim o Longboard Pro Gaia na quinta posição, a par de Edouard Delpero, do seu compatriota Emilien Fleury e do Top 3 mundial Ben Skinner, inglês que em 2015 venceu aqui uma etapa do circuito europeu.
Nas senhoras, a brasileira Chloé Calmon confirmou totalmente o seu favoritismo, conquistando o primeiro lugar no Longboard Gaia Pro, bem como as melhores ondas e pontuações totais da prova. Calmon bateu a francesa Victoria Vergara na final, ambas deixando a igualmente gaulesa Carole Lormant e a japonesa Hiroka Yoshikawa nas meias-finais, em terceiro lugar ex-aequo.
Depois do Longboard Pro Gaia, segunda etapa a contar também para o ranking europeu de longboard, Antoine Delpero lidera confortavelmente, com o seu irmão Edouard Delpero em segundo lugar, o inglês Ben Skinner em terceiro e os franceses Emilien Fleury e Martin Coret empatados no quarto posto.
Também a francesa Victoria Vergara é agora a líder do ranking europeu, com a sua compatriota Alice Lemoigne (que falhou a etapa gaiense) agora em segundo lugar e a portuguesa Kathleen Barrigão em terceiro, empatada com Carole Lormant.
 
Foto: Laurent Masurel, WorldSurfLeague.com

 

Lomac

 

Mercury